Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“É pra ontem!” no Ateliê 31

15 dezembro, 2023 @ 13:00 30 janeiro, 2024 @ 18:00

O Ateliê 31 apresenta a exposição coletiva É pra ontem!, com abertura no dia 15 de dezembro (sexta-feira), das 16h às 20h, com trabalhos que abordam inquietações por meio de atos estéticos sobre as urgências dos tempos atuais em torno de pautas como meio-ambiente, memórias e tecnologia, e o impacto das pressões, condições e limites das relações cotidianas com o mundo.

Com curadoria de Shannon Botelho, a mostra tem a participação de 10 artistas contemporâneos – brasileiros e estrangeiros -, que estiveram reunidos ao longo do ano de 2023 em torno do curso que investiga desenho, processos e práticas poéticas, conduzido pelo professor e artista visual Valério Ricci Montani, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. São eles: Acácia Almeida, Anne-Marie Maculan, Cy Tello, Gilda Nogueira, Kim Badawi, Mamaditeiu (Cristiana Braga), Marilene Nacarati,
Silvana C. Nicolli, Valério Ricci Montani e Zilah Garcia.

“Os artistas, em uma realidade tão complexa, experimentam duplamente esse impasse temporal, pois vivem num mundo acelerado e produzem trabalhos que discutem os limites do tempo presente e todas as suas implicações na vida cotidiana. Discutir temas atuais e as urgências do mundo contemporâneo, é uma das formas mais eficazes de agenciar mudanças positivas através da produção artística”, destaca o curador Shannon Botelho.

Desenhos, pintura, objetos e colagens compõem a totalidade da mostra que ocupa a galeria principal do Ateliê 31, e que tem como discurso conceitual a imagem como forma de elaboração, projeção de memória ou desejo em uma instância da consciência.

É pra ontem! evoca a urgência como a palavra de ordem no tempo presente. “Apesar do nome que define a exposição não desejamos que a lógica atual da percepção temporal ganhe vulto entre nós. Ao contrário, o convite que fica estabelecido é que cada visitante possa experimentar e fruir com tranquilidade os instantes de interação com as obras, permitindo que cada uma delas transmita o seu discurso e componha uma narrativa que nos coloque no coração do tempo”, destaca o curador.

Ateliê 31

Rua México, 31, sala 1003 – Cinelândia
Rio de Janeiro, RJ Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support