Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Espectros (Cadeira 17)” de Nuno Ramos na Anita Schwartz Galeria de Arte

14 novembro, 2023 @ 10:00 19 janeiro, 2024 @ 19:00

Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta a exposição Espectros (Cadeira 17), constituída por uma peça teatral mecânica de Nuno Ramos, em uma grande instalação que ocupará o espaço térreo expositivo, com oito metros de pé direito. A obra é um monumento culminante da aproximação do artista com o teatro, presente ao longo de sua trajetória.

Nuno Ramos conta que o título se refere à peça “Espectros”, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906), “onde o passado, o hereditário, o inevitável, não cessam de retornar”. “Este trabalho é uma homenagem ao teatro, e principalmente à Fernanda Montenegro”, diz o artista. “Seu discurso na cerimônia de posse na Academia Brasileira de Letras é uma das fontes e inspirações deste trabalho”. “Cadeira 17” é a cadeira ocupada desde março de 2022 por Fernanda Montenegro, na ABL.

Em um trabalho exaustivo e minucioso – “infernal”, observa Nuno Ramos – elevem se ocupando da elaboração desta obra há um ano. Para construir as falas dos personagens, o artista mixou mais de sete mil fragmentos de vozes, selecionadas em arquivos históricos e na internet, em uma extensa pesquisa. “É uma homenagem ao teatro, uma fantasmagoria. Lidar com vozes pré-existentes me deu uma liberdade maior para criar o texto. Elas falam o que querem, e eu tento fazer com que falem o que quero, e desta luta saiu meu texto”, explica.

O espaço expositivo se transformará em um palco, em que estarão, como elementos cênicos, uma cortina vermelha, com cinco metros de altura, três cadeiras e uma corneta militar. A cada um desses itens, ou personagens, será associado um conjunto de vozes. O movimento em cena será dado por um sistema mecânico e automático de roldanas e contrapesos, que farão com que cortina, cadeiras e a corneta subam e desçam. A cada um dos cinco objetos cênicos corresponde uma caixa de som, que será acionada quando o contrapeso que movimenta os objetos pousar sobre ela. “Trata-se de uma ‘Peça de Teatro Mecânica’, que funciona sozinha,

como uma geringonça autônoma que não precisa de atores nem de espectadores”, diz
Nuno Ramos”.

Anita Schwartz

R. José Roberto Macedo Soares, 30
Rido de Janeiro, RJ Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support