Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Estrato Lúcido” na DAN Sala São Pedro

27 janeiro @ 11:00 30 abril @ 17:00

Lucia Castanho, LC 24 – Flores deixam rastros, 2023

A DAN Sala São Pedro, localizada dentro da Fábrica São Pedro, onde está o FAMA Museu, inicia a temporada de exposições em 2024 com a exposição Estrato Lúcido, em cartaz até 30 de abril. A coletiva reúne cerca de 50 obras de quatro artistas participantes do programa DAN Acredita: Dee Lazzerini, Laura M Mattos, Lucia Castanho e Juliana Sícoli.

A curadoria de Carol Splendore estabelece a pele como elo entre os trabalhos. “Para este corpo coletivo, a pele é a metáfora acessada – dá contorno, se comunica com o externo, protege o núcleo. É o lugar das feridas, rasgos, cortes. É ali que a cicatriz se torna visível”, afirma a curadora.

Nome emprestado da biologia, o título Estrato Lúcido é termo científico que se dá à segunda camada da epiderme. São percursos lúcidos e comunicantes localizados numa camada um pouco mais profunda – mas visível do maior órgão do corpo humano. Na mostra, tirar a casca, vestir, esconder, estonar e lacerar são as ações expressadas nas pinturas, fotografias, esculturas e instalações.

Também vem da biologia a inspiração para o multidisciplinar Dee Lazzerini esculpir em placas de poliuretano, corpos orgânicos, sendo a representação dos estudos nanobiológicos elaborados recentemente a partir da engenharia de biomateriais. A partir de objetos cotidianos, como alfinetes, e do crochê, o artista desenvolve “novos seres” que sugerem memórias e afetos. Deslocados de suas funções primárias, os materiais revestem ou atravessam as superfícies desses corpos, dando o contorno e o suporte para a criação de seres híbridos, que ora convidam, ora recusam o encontro com quem os enxerga.

Mateiras de corte e costura também são explorados pela artista visual Juliana Sícoli para fazer intervenções em fotografias e pinturas tecendo uma narrativa única para expressar as inquietações que não apenas a afetam, mas também ressoam em tantas outras mulheres, transcendem as fronteiras do visível para desvelar camadas emocionais mais profundas.

Por outro lado, Laura M. Mattos usa tinta a óleo para abordar a carga mental, física e emocional das mulheres que exercem funções diárias em seus ambientes domésticos e a sensação de invisibilidade dentro desse contexto. A tradicional técnica permite produzir variações sutis nos tons de pele na representação da figura feminina que se funde ao ambiente que vive.

Já Lucia Castanho traz para a contemporaneidade o tema shakespeariano da Ofélia em uma produção dividida por diferentes suportes como pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, foto performance e vídeos.

Dee Lazzerini, Laura M Mattos, Lucia Castanho e Juliana Sícoli integram o programa DAN Acredita, que visa dar visibilidade para a produção artística de profi­ssionais com trajetórias sólidas nas artes visuais e sem representação de galerias.

FAMA Museu

R. Padre Bartolomeu Tadei, 09 – Alto, Itu
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support