Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Exposure. Arte, culture, moda dentro e fuori la vetrina” no Museo delle Culture

1 março @ 09:00 8 setembro @ 18:00

Mark Dion, Raiding Neptune’s vault. Voyage to the Bottom of the Canals and Lagoons of Venice, Installation Cabinet B, 1997-98. Coleção privada.

A exposição, com curadoria de Katya Inozemtseva e Sara Rizzo, reflete sobre a concepção tradicional da vitrine e sua centralidade nos projetos de exposição. Ligada à “exposição museológica clássica”, a vitrine expõe e ao mesmo tempo separa o objeto, oferecendo-o para apreciação, mas formando uma barreira para o espectador. Nos museus etnográficos, em particular, o efeito “neutralizante” da vitrine afeta as obras, isolando-as, privando-as do contexto e da função originais.

A mostra é antecipada nas salas da Coleção Permanente por uma intervenção especial do artista contemporâneo Theo Eshetu (1958), “Crocodile on a ceiling”, um trabalho inédito, produzido especialmente para o MUDEC. Através da inversão da visão, Eshetu reflete sobre a origem do próprio museu, a ser rastreada nos gabinetes de curiosidades renascentistas. “Brave New World”, também de Theo Eshetu, é um caleidoscópio de imagens em movimento que torna o próprio público parte da obra.

Segue-se nas salas “Focus” uma seção dedicada à história da vitrine nas montagens museológicas e seu papel como meio de classificação, especialmente nas coleções etnográficas. O tema do desejo é abordado através das imagens oníricas das vitrines criadas pelo lendário designer e vitrinista Gene Moore para a Tiffany, e pelas montagens dos designers Albe Steiner, Giancarlo Iliprandi e Roberto Sambonet para a Rinascente na segunda metade do século XX.

Encerrando o percurso, há um foco na caixa de exposição na prática da arte contemporânea, através de obras de Mark Dion (1961), Sam Durant (1961) e uma instalação site-specific de Monia Ben Hamouda (1991), destinada a desconstruir a prática da vitrine e, metaforicamente, do próprio museu.

A exposição é precedida no icônico ambiente da ágora por Luce dietro tracce incompiute, de Mariana Castillo Deball (1975): no átrio de vidro do museu, as sete esculturas têxteis, inspiradas em peças das coleções do MUDEC, criam uma situação invertida na qual o público se encontra, junto com as obras, dentro de uma imponente vitrine.

A exposição é enriquecida ainda por uma programação diversificada de eventos que nos permite refletir sobre alguns conceitos-chave da mostra e sair do museu graças à arte pública.

O projeto “Exposure” será ilustrado no segundo número da revista “MU – MUDEC United”, que, de acordo com sua proposta editorial, oferecerá aprofundamentos transversais sobre o tema da exposição.

Artistas presentes na exposição: Monia Ben Hamouda, Mark Dion, Sam Durant, Theo Eshetu, Damien Hirst, Candida Höfer, Giancarlo Iliprandi, Gene Moore, Roberto Sambonet, Albe Steiner.

Museo delle Culture (Mudec)

Via Tortona, 56
Milão, Itália
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support