Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Expressões do Inconsciente na Coleção Dimitri Ganzelevitch” na Casa Museu Eva Klabin

29 julho, 2023 @ 14:00 30 setembro, 2023 @ 18:00

Colecionar é um ato de resistência à morte. Uma forma de lidar com a finitude dos objetos e das histórias diante do fluxo do mundo. É colecionador aquele que, diante de uma observação da vida e dos tempos, faz uma escolha: cultural, estética, temporal, mas, principalmente, pessoal. A Casa Museu Eva Klabin, que foi residência de uma colecionadora — e abriga o acervo formado por ela — recebe uma exposição curada por outro colecionador. Dimitri Ganzelevitch, marchand, fotógrafo e colecionador francês, seleciona obras de cinco artistas de seu acervo para ocuparem a nova sala de exposições temporárias. Assim como Eva Klabin, Ganzelevitch habita uma casa-museu e de lá seleciona as obras para esta mostra. Trata-se da Casa Museu Solar Santo Antônio, em Salvador (BA), que conta com uma coleção de mais de quatro mil peças.

A exposição Expressões do inconsciente na Coleção Dimitri anzelevitch visa tensionar a história da arte instituída e bem aceita com trabalhos de irreverência visual, que causem desconforto à arte clássica. A tensão se dá na escolha pelos excluídos por condição psiquiátrica, mas também por questões sociais, como raça e gênero. A organização de casa-museu se replica na lógica expositiva da mostra. A mente do colecionador e o jogo efusivo entre os objetos em um único espaço, guiados pelo caos sistematizado de uma mente apaixonada, ditam a organização do espaço. Coleções de interesses distintos coabitam a instituição. Enquanto Eva Klabin preocupou-se com a história da arte oficial, escolhendo obras consagradas na tradição artística europeia, Dimitri Ganzelevitch completa a experiência do público com a arte dos marginalizados. Traz trabalhos de artistas brasileiros, com transtornos psiquiátricos, sem formação artística e das camadas populares. Expressões do Inconsciente na Coleção Dimitri Ganzelevitch evoca a arte e a injustiça presente na vivência dos excluídos e, com elas, traz uma instabilidade impetuosa para a casa-museu. Complementa a coleção racional e criticamente estabelecida de Eva Klabin com a produção daqueles que se expressaram pelo inconsciente e ainda não possuem obras validadas pelo sistema de arte; mas nem por isso menos potentes.

Casa Museu Eva Klabin

Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa
Rio de Janeiro, RJ Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support