Martin Parr fotografa comida muito antes de ser uma norma socialmente aceita. Hoje, fotos rápidas e Instagramavéis dos ditos, pratos “gourmet”, são uma obrigação, junto aos duvidosos textos de exaltação. Fotografando comidas desde 1994, Parr estudou e compreendeu de forma irônica e sarcástica, os hábitos alimentares ao redor do mundo. Apresentando uma seleção de fotografias trivialmente excêntricas, a exposição FOOD, a ser inaugurada dia 19/08 no espaço expositivo II da Galeria Lume, pontua o olhar do conceituado fotógrafo pelo aspecto social da comida, centro desses registros, que são à primeira vista comuns, mas que dentro do recorte criado pelo artista confrontam o visitante com detalhes que passam muitas vezes despercebidos aos nossos olhos.
A série Real Food, da qual foram selecionadas as obras presentes na mostra, celebra tudo o que é comida através dos olhos de Martin – um caleidoscópio de alimentos do mundo todo, de rosquinhas a pães pegajosos, de chocolates em forma de ratos a tortas e gelatinas com insetos. Apresentando fotografias tiradas ao longo da prolífica carreira do artista até o momento, a série contém o melhor das imagens icônicas Parrianas – uma coleção de fotos de comidas altamente saturadas, em close-up, tiradas pelo artista durante suas viagens pelo mundo.
Comemorando o Dia Internacional da Fotografia, a mostra acontece durante o Arte Circuito Jardim Europa, e conta com uma seleção de objetos utilitários produzidos pela Martin Parr Foundation, fundação que apoia fotógrafos emergentes, e preserva a coleção crescente de obras fotográficas significativas na Grã-Bretanha e Irlanda.