Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Ghost and Spirit” de Mike Kelley na Bourse de Commerce

13 outubro, 2023 @ 11:00 19 fevereiro, 2024 @ 19:00

Esta retrospectiva dedicada ao artista americano, um dos mais influentes do final do século XX e início do século XXI, oferece uma nova perspectiva sobre sua obra importante e inclassificável, por meio de suas peças mais significativas, algumas das quais fazem parte da Coleção Pinault. A exposição é organizada pela Tate Modern (Londres), em colaboração com a Pinault Collection, K21 – Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen (Düsseldorf) e o Moderna Museet (Estocolmo). A exposição é apresentada inicialmente na Bourse de Commerce, em Paris, durante o outono e inverno de 2023, antes de continuar sua itinerância.

Desde seus anos de estudo em Los Angeles, Mike Kelley (1954-2012) se apropriou do gênero da performance, inspirando-se nas práticas feministas militantes para promover uma abordagem inovadora à criação, desafiando os padrões. Ele participou de várias bandas de música ao longo de sua vida, incluindo a formação proto-punk Destroy All Monsters desde 1974, e trabalhou regularmente em colaboração com outros artistas. Suas obras mais famosas eram esculturas artesanais com um toque de humor, seguidas de instalações feitas com brinquedos de pelúcia que destacavam as construções de gênero e as influências comerciais sobre as crianças. A memória traumática e os problemas da educação são ideias desenvolvidas ao longo de sua carreira, culminando na exposição “Day Is Done” (2005), parcialmente recriada na Bourse de Commerce.

Ghost and Spirit apresenta uma sequência de diferentes conjuntos de obras ou ambientes imersivos do artista, incluindo, na Rotonda, as espetaculares Kandors, cidades do futuro sob cúpulas de vidro. No percurso, também surgem as “histórias menores” – como ele as chamava – de sua própria prática: desenhos, fotografias e escritos preparatórios que esclarecem o pensamento do visitante.

A obra de Mike Kelley sempre se alimentou de referências subculturais e da tensão entre a profundidade do pensamento crítico que ele desenvolvia e a aparente superficialidade de uma estética pop, que por vezes explorava a sedução ou uma estética trash. Ele continuamente encenou o papel do artista e como este aparece ou desaparece.

Visionário, Mike Kelley foi um grande explorador de conceitos que permanecem relevantes nos debates contemporâneos: memória coletiva e individual, relações de gênero, de classes sociais… O artista natural de Detroit, Michigan, demonstrou interesse particularmente pela forma como a subjetividade individual é moldada pelas estruturas de poder familiares e institucionais dentro da sociedade americana capitalista pós-moderna.

Bourse de Commerce

2 Rue de Viarmes Paris
Paris, Paris França
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support