“Ground Break” de Nari Ward no Pirelli HangarBicocca
28 março - 10:30 - 28 julho - 20:30
Nari Ward (St. Andrew, Jamaica, 1963; vive e trabalha em Nova York) é um artista internacionalmente aclamado, conhecido por suas instalações que combinam materiais familiares e humildes em uma sobreposição de referências sócio-históricas. Ao reutilizar uma ampla gama de objetos encontrados, cada um com sua própria história única, sua arte dialoga com a memória e a transformação, abrindo novas possibilidades. O entrelaçamento e a justaposição de elementos descartados por Nari Ward aludem a vários aspectos sociais e políticos e abordam noções de identidade, raça, justiça social e cultura do consumo, criando obras comoventes que tecem respostas tanto espirituais quanto conceituais. Seu uso intencional de materiais cotidianos, remanescentes de práticas passadas, lugares, comunidades e épocas, permite ao espectador se conectar diretamente com as obras, mantendo a narrativa aberta a temas contemporâneos e urgentes.
A retrospectiva no Pirelli HangarBicocca apresenta, pela primeira vez, uma combinação de obras que entrelaça a exploração de Ward da performatividade e projetos colaborativos. Com um foco particular em trabalhos de mídia baseada no tempo, incluindo vídeo, som, esculturas performativas e instalações, a exposição embarca em mais de trinta anos de prática, apresentando obras seminais e históricas antigas, bem como novas produções. A narrativa se desenrola por meio das instalações de grande escala seminais, originalmente realizadas por Ward entre 1996 e 2000 para a coreografia da Trilogia Geográfica de Ralph Lemon, apresentadas aqui em um contexto de exposição pela primeira vez desde então. As três obras criarão uma nova coreografia juntamente com outras esculturas, vídeos, instalações e os corpos dos visitantes. A noção de performatividade anima a própria exposição, que será marcada por um programa de ações colaborativas ao vivo durante toda a mostra.
A exposição será complementada por um volume monográfico apresentando os estudos mais recentes sobre a prática de Nari Ward, explorando aspectos de performatividade, som e práticas baseadas no tempo que surgiram a partir de intercâmbios colaborativos no trabalho do artista. O livro incluirá ensaios e contribuições temáticas de acadêmicos e críticos internacionais, incluindo Naomi Beckwith, Jessica Bell Brown, Adrienne Edwards, Dieter Roelstraete e Christina Sharpe.