Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Huguette Caland: Outside the Line” no ICA Miami

3 maio @ 11:00 6 outubro @ 18:00

Huguette Caland, Bribes de corps (detalhe), 1973. Cortesia do espólio do artista.

O ICA Miami tem o orgulho de apresentar “Huguette Caland: Outside the Line”, a primeira exposição individual das obras da artista libanesa Huguette Caland em um museu americano. Figura provocativa na arte abstrata, Caland (1931–2019) foi recentemente reconhecida por suas pinturas figurativas e abstratas que representam o corpo em linhas sutis e explosões de cor que são simultaneamente íntimas, eróticas e ousadas. Esta exposição reúne pinturas da série da artista “Bribes de corps” (Partes do Corpo, 1973–76) e obras associadas, refletindo sua preocupação com o corpo e a experimentação formal em desenho e pintura abstrata. Caland frequentemente usava seu próprio corpo como ponto de partida; essas obras focam no corpo como artesanato e caricatura, expressando suas formas sutis através do humor, expressão sexual e invenção formal.

Nascida em Beirute, filha do primeiro presidente de um Líbano independente, Caland cresceu em um ambiente cosmopolita e político. Até a Guerra Civil Libanesa em 1975, a cena artística de Beirute era de grande liberdade e experimentação. Participante ativa desse meio, Caland criou desenhos, pinturas e caftãs que construíram a base para sua investigação da forma feminina. Em 1970, Caland mudou-se para Paris para prosseguir com sua prática artística; foi lá que ela aprofundou o poder expressivo e erótico da linha e da cor em seu trabalho, criando a série “Bribes de corps”, que centraliza o corpo e suas expressões eróticas. Enfatizando o corpo através de close-ups que, por vezes, o tornam irreconhecível, as obras de Caland são simultaneamente minimalistas e audaciosamente referenciais.

Enquanto suas obras anteriores exploravam a relação entre figuração e abstração, “Bribes de corps” estabeleceu Caland como uma figura chave no discurso mais amplo do Expressionismo Abstrato e da pintura de Campo de Cor. As obras também assumem uma corrente autobiográfica. Transformando as curvas e orifícios do corpo em abstrações que dobram como paisagens ou formas não humanas, Caland subverteu as representações idealizadas da forma feminina e desafiou os métodos interpretativos dos espectadores. Esta série reflete o profundo investimento de Caland na visibilidade e celebração da forma feminina, enquanto também expressa uma aguda consciência das maneiras como o corpo é submetido a forças políticas e violentas.

As obras de Caland podem ser encontradas em coleções ao redor do mundo, incluindo o Los Angeles County Museum of Art (LACMA); Hammer Museum, Los Angeles; British Museum, Londres; Tate, Reino Unido; Museu de Arte Moderna, Nova York; Metropolitan Museum of Art, Nova York; San Diego Museum of Art; Museum of Fine Arts, Houston; Centre Pompidou, Paris; Bibliothèque nationale de France, Paris; Fonds national d’art contemporain, Paris; Barjeel Art Foundation, Sharjah, Emirados Árabes Unidos; Sharjah Art Foundation; e a Ramzi and Saeda Dalloul Art Foundation, Beirute.

“Huguette Caland: Outside the Line (1970–84)” é organizada pelo ICA Miami e curada por Donna Honarpisheh, Curadora Associada.

Institute of Contemporary Art Miami

61 NE 41st Street
Miami, Flórida Estados Unidos
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support