A Fondazione ICA Milano apresenta I have lost and I have been lost but for now I’m flying high, uma importante exposição individual do multifacetado artista visual e líder icônico da banda R.E.M., Michael Stipe (nascido em 1960, EUA). A exposição estará em exibição de terça-feira, 12 de dezembro de 2023, a sábado, 16 de março de 2024. O projeto, especialmente concebido para a Fondazione ICA Milano, é curado pelo diretor da instituição, Alberto Salvadori. A exposição foca, em parte, na retratação, interpretada por uma ampla gama de formas – desde fotografia até cerâmica, escultura e obras de áudio.
Uma seleção de mais de 120 obras, tanto recém-criadas quanto anteriormente inéditas, estará em exibição nos espaços do ICA, refletindo o escopo completo da produção artística de Michael Stipe. A instalação entrelaça conceitos de homenagem e vulnerabilidade, preocupações embutidas na representação tanto figurativa quanto não-figurativa da forma humana de Stipe.
O título da exposição surgiu de uma conversa entre o curador e o artista, na qual Stipe identifica a vulnerabilidade como uma força motriz, desafiando radicalmente considerações convencionais deste estado de sentimento como uma questão de responsabilidade ou fraqueza. Dentro do caos acelerado da vida contemporânea, Stipe identifica a vulnerabilidade como uma ferramenta poderosa para a sobrevivência e uma abordagem filosófica mais ampla para traçar novos caminhos.