Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“João Cândido na praça: Arte Afro-brasileira e a Feira da República” no CCSP

3 fevereiro @ 10:00 31 março @ 20:00

Como parte do calendário festivo dos 470 anos da cidade de São Paulo, o Centro Cultural São Paulo inaugura a exposição João Cândido na praça: Arte Afro-brasileira e a Feira da República, com curadoria da historiadora de arte Luciara Ribeiro.

Numa homenagem à importante trajetória do pintor e escultor João Cândido para as artes afro-brasileiras e a história cultural da cidade, a mostra apresenta aspectos da vida e obra do artista por meio de relações com a Feira da República. Além da Praça da República ser um importante marco histórico e reconhecido cartão postal da cidade, ela acolhe há mais de 80 anos a dominical Feira que reúne diversos artistas e pequenos comerciantes que ocupam seu espaço como território de convivência, emancipação financeira e de direito à cidade.

Uma das feiras mais antigas da cidade, surgiu em meados da década de 1940, e a partir dos anos de 1960 passou a ser ponto de encontro de artistas da cidade, principalmente aqueles que não encontravam entradas no reduto artístico institucional da época, como foi o caso dos afro-brasileiros. João Candido e a sua família, a conhecida Família Silva, integram as primeiras gerações de artistas na Praça, junto com personalidades como membros da Família Trindade, em especial Solano Trindade e Raquel Trindade; Família Zequetto, Sidney Lisara, Eugênio (Vovô), Deodato, Adolfo Lira, Chico Rosa, Quirino, entre outros.

Em seus quase 91 anos de idade, João Cândido mantém um impressionante acervo artístico e documental, com itens que contemplam suas obras, fotografias familiares, escritos autorais e de amigos, periódicos, certificados, etc. A exposição foi organizada a partir de longas pesquisas no acervo do artista, estabelecendo conexões com os estudos históricos, artísticos e patrimoniais da cidade de São Paulo.

A exposição conta com mais de 60 objetos expostos, num convite para traçar conexões entre passado, presente e futuro, honrando a presença de artistas afro-brasileiros na formação e identidade cultural da cidade.

A equipe foi formada por profissionais externos ao Centro Cultural São Paulo e contou com o projeto arquitetônico de Aline Arroyo, identidade visual de Edson Ikê, digitalização e tratamento de imagem de Cassimano Nanau, gravação e edição de vídeo de Tally Campos Salva, tradução para libras de Viic Oliveira, produção executiva da Avangi Cultural – com coordenação geral de Amanda Alves Prado e assistência de Juliana Rodrigues e Denise Oliveira -, e apoio contínuo de Luanda Silva, filha caçula de João Cândido.

O projeto foi contemplado pelo Edital de Apoio a Projetos Culturais de Múltiplas Linguagens – 2a edição para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura e fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Artes Visuais.

CCSP

Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support