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Joseph Beuys e Anthony Gormley na Thaddaeus Ropac

18 janeiro, 2023 @ 10:00 22 março, 2023 @ 18:00

A Thaddaeus Ropac de Londres abre sua programação de 2023 com duas exposições que têm como tema a obra de Joseph Beuys. A primeira é a individual 40 Years of Drawing, que como o próprio título sugere, apresenta uma seleção dos desenhos produzidos pelo artista alemão durante 40 anos de carreira. Apresentando pela primeira vez no Reino Unido quase 100 trabalhos em papel selecionados no espólio Joseph Beuys, essa é a primeira grande exposição dedicada exclusivamente aos desenhos do artista a ser realizada em Londres em 20 anos. Os desenhos incluídos abrangem as quatro décadas da produção criativa de Beuys, desde os primeiros trabalhos de representação dos anos 1940 e 50 até os esboços conceituais criados a partir de meados dos anos 1960 que refletem a mudança radical em sua prática, quando os desenhos se tornaram dispositivos integrantes e relacionados com as performances e esculturas que ele produziu nos anos 1970 e 80. Executados em diversos meios –como lápis, aquarela, matéria orgânica colada e o pigmento marrom-ferrugem assinado pelo artista, Braunkreuz– o grupo de obras da exposição exemplifica o emprego de materiais não tradicionais por Beuys em sua arte. Assim como feltro e gordura têm um profundo significado simbólico em seus trabalhos escultóricos, as substâncias incorporadas em seus desenhos geram sentido através de sua materialidade tangível. Os pigmentos enriquecidos com compostos de ferro simbolizam a fertilidade em sua conexão com o sangue, enquanto a tinta aquarelada de cor dourada se relaciona com a transformação alquímica. Por sua vez, Braunkreuz foi compreendido por Beuys não somente como uma cor, mas como uma “expressão escultural”, conectando diferentes aspectos de sua prática. Joseph Beuys: 40 Years of Drawing explora o papel evolutivo do desenho durante o longo período de criação artística do artista, começando em meados dos anos 1940 (quando ele se inscreveu na prestigiosa Staatliche Kunstakademie, em Düsseldorf) e terminando com obras feitas pouco antes de sua morte, em 1986. Desenhos e colagens de plantas dos anos 1940 ilustram o interesse inicial do artista pelas profundas inter-relações entre o homem, os animais e o ambiente natural. Os animais –incluindo cervos, alces, focas e abelhas– aparecem como símbolos altamente codificados relacionados ao cristianismo, ao folclore celta, ao romantismo alemão e às ciências naturais, e têm sido entendidos como antídotos espirituais usados por Beuys para eliminar os traumas pessoais e nacionais da Segunda Guerra Mundial. É fundamental que Beuys não tenha concebido seus trabalhos em papel como estudos ou material preparatório para projetos em outros meios. Ao invés disso, ele experimentou o ato físico de desenhar como o principal meio para cristalizar seu pensamento conceitual. Gormley, que desenvolveu uma forte relação pessoal com o trabalho de Beuys, também descreve o desenho como uma “forma de pensamento físico” fundamental para seu processo mais amplo de criação artística, afirmando que, para ele, “um dia sem desenho é um dia perdido”. Assim, Antony Gormley foi convidado a fazer uma curadoria que coloca em diálogo alguns de seus próprios desenhos com os de Beuys, na mostra SENSE: Beuys / Gormley – A Conversation Through Drawing. Exibida concomitantemente à individual do artista alemão, a mostra destaca a influência contínua do legado de Beuys sobre muitos artistas em atividade hoje.

Thaddaeus Ropac

37 Dover St London
London, London Reino unido
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