“La poesia ti guarda”. Homenagem ao Grupo 70 (1963-2023) na Galleria d’Arte Moderna
1 dezembro, 2023 - 10:00 - 5 maio, 2024 - 17:30
Em 24 de maio de 1963, no Forte do Belvedere em Florença, ocorreu a conferência “Arte e comunicação”, considerada pelos estudiosos o ato oficial de fundação do Grupo 70.
Seis décadas após esse evento, a Galleria d’Arte Moderna organiza uma exposição em homenagem aos artistas que determinaram sua criação.
O Grupo 70 é o grupo artístico que interpreta de forma mais completa e coerente, no contexto italiano, o movimento internacional da poesia visual. Entre as neo-vanguardas, é a que mais possui um caráter híbrido e multilíngue, situando-se em uma “terra de ninguém” sugestiva entre a escrita e a imagem, entre as artes visuais e a poesia. A arte era entendida e problematizada, de forma mais geral, como parte do complexo sistema de comunicação.
Em comemoração a este aniversário, é realizada uma homenagem aos principais expoentes do grupo – Ketty La Rocca, Lucia Marcucci, Eugenio Miccini, Luciano Ori, Lamberto Pignotti, além de Roberto Malquori e Michele Perfetti – destacando as diversas manifestações estéticas e formais da poesia visual.
As obras, em sua maioria inéditas e/ou pouco conhecidas pelo grande público, provêm da coleção da Galeria de Arte Moderna, do Arquivo Carlo Palli de Prato, entre as principais coleções italianas de poesia visual, do MART de Rovereto, do Arquivo Lamberto Pignotti de Roma, da Fundação Bonotto de Colceresa (VI) e de outras prestigiosas coleções privadas.
A exposição inclui também poesias sonoras e cinépoesias, livros de artista e documentos que ilustram de diversas maneiras as premissas teóricas, as razões poéticas e os resultados expressivos do Grupo 70.
A mostra, com curadoria de Daniela Vasta, é realizada em colaboração com o Arquivo Carlo Palli, Arquivo Lamberto Pignotti e Fundação Bonotto.
A exposição é acompanhada por um catálogo editado pela De Luca Editori d’Arte, com contribuições críticas de Daniela Vasta, Patrizio Peterlini e Lucilla Saccà, e uma entrevista inédita com Lamberto Pignotti por Claudio Crescentini, além de aparatos bio-bibliográficos organizados por Elena Rosica.