Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Le Poème de l’âme” no Musée d’Orsay

12 setembro, 2023 @ 09:30 7 janeiro, 2024 @ 18:00

Iniciado em Roma em 1835 e continuado até 1881, Le Poème de l’âme é a grande obra do artista líonês Louis Janmot (1814-1892), que combina elementos pictóricos e literários. Ele ilustra, em 34 composições acompanhadas de um longo poema, a jornada inicial de uma alma na Terra. Composto por dois ciclos, um de 18 pinturas e outro de 16 grandes desenhos, foi descrito por Henri Focillon, diretor do Museu de Belas Artes de Lyon de 1913 a 1924, como “o conjunto mais notável, coerente e estranho do espiritualismo romântico”.

Janmot, o pintor da alma, é um artista muito singular em seu tempo, mas sua obra ecoa a de outros artistas como William Blake, Philipp Otto Runge ou Francisco de Goya antes dele, seus contemporâneos os Pré-Rafaelitas, e mais tarde, os simbolistas, especialmente Odilon Redon, que esteve em contato com ele. A exposição situa Le Poème de l’âme e seu autor no cruzamento de referências, influências e movimentos literários, religiosos, filosóficos e artísticos.

O primeiro ciclo, concluído em 1854, narra os primeiros anos no Céu e na Terra de uma alma, representada como um jovem garoto acompanhado de uma jovem. Acompanhamos as etapas e as vicissitudes de sua jornada, desde o nascimento do garoto até a morte prematura da jovem. Théophile Gautier e Baudelaire foram atraídos por essas pinturas expostas na Exposição Universal de 1855, graças à intervenção de Delacroix. Concluído em 1881, o segundo ciclo narra como o garoto, agora sozinho, enfrenta as tentações e desventuras da alma humana. Um poema de 2814 versos, escrito por Janmot e intitulado L’Âme, acompanha as obras. Reforça o significado delas e é indissociável delas. O conjunto forma uma obra híbrida, literária e pictórica, que convida à contemplação, audição e passeio.

A exposição apresentará Le Poème de l’âme em sua totalidade. Enquanto o primeiro ciclo é exibido no percurso permanente do Museu de Belas Artes de Lyon, o segundo, mais frágil, raramente é mostrado. Assim como os protagonistas do Le Poème de l’âme, o público explorará os mistérios contidos nessas imagens, em uma jornada passo a passo, uma viagem iniciática através das obras. A exposição reunirá os dois modos de expressão, visual e textual. Dessa forma, o visitante poderá ouvir o poema enquanto contempla as pinturas.

Musée d’Orsay

1 Rue de la Légion d'Honneur Paris
Paris, Paris França
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support