Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Lygia Pape: Ação-dentro” na Almeida & Dale

23 março @ 10:00 29 junho @ 18:00

Lygia Pape, Volante, 1999. Foto: Almeida & Dale

Figura central do movimento artístico de fins da década de 1950 conhecido como Neoconcretismo, Lygia Pape (1927-2004) trabalhou com uma variedade de mídias, incluindo pintura, escultura, gravura, performance, instalação e vídeo. Sua obra explora conceitos de espaço, tempo, movimento e a ideia de participação do espectador. Embora suas contribuições para a arte contemporânea sejam hoje reconhecidas internacionalmente, ainda há poucas exposições de sua obra que aprofundam suas especificidades dentro e fora do movimento neoconcreto. 

Com abertura marcada para o dia 23 de março, a individual de Lygia Pape: ação-dentro propõe três eixos baseados na observação da obra e das ideias da artista ao longo de sua trajetória: construção, corpo e sentidos. Estes elementos norteiam a reflexão proposta pela curadora Ana Avelar e pela curadora assistente Laura Rago, enfatizando a conexão entre formas, técnicas, experiências sensoriais, exploração cromática e espacial, bem como o pensamento que une aspectos construtivos e sensíveis.  

“A exposição convida para olhar as complexidades subjacentes à obra de Lygia Pape, que permeiam sua prática artística ao longo da vida. A partir de sua produção, queremos entender como as emoções, sensações corporais e sentidos são apresentados utilizando formas, construções e signos como veículos para as experiências humanas”, diz a curadora.        

A filósofa Susanne Langer e o crítico Mario Pedrosa, pensadores citados pela artista em seus escritos, indicam caminhos para esta narrativa. “Entendemos que esses teóricos auxiliaram Pape a conceber sua compreensão sobre uma arte sensível ao mesmo tempo construtiva, demonstrando um pensamento artístico que se mantém fiel à sua base conceitual, mas acompanha as atualizações da prática artística na contemporaneidade”, completa Avelar.      

A exposição conta com cerca de 50 obras, entre instalações, tridimensionais e papeis, produzidas entre os anos 1950 e 2000. Contando com uma expografia que provoca o deslocamento dos visitantes e aguça a percepção sensível, a mostra foca no experimentalismo de Pape. Sem um percurso cronológico, esta individual é um recorte da obra da artista, atentando para a compreensão da singularidade do seu trabalho e pensamento. 

Almeida & Dale

R. Caconde, 152 – Jardim Paulista
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support