Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Museu de Tudo” de Julio Villani na Casa de Vidro

2 setembro, 2023 @ 10:00 4 novembro, 2023 @ 16:00

De 2 de setembro a 4 de Novembro, a icônica Casa de Vidro de Pietro e Lina Bo Bardi recebe a exposição Museu de Tudo, título emprestado de João Cabral de Mello Neto que vai tão bem no diálogo entre as obras da série Almost readymade do artista e o universo de Lina Bo Bardi, que soube fazer de tudo, matéria de museu. Esculturas de Villani feitas a partir de reuso de objetos corriqueiros dialogam com o universo e utensílios caseiros da coleção de Lina Bo Bardi, articulando despojada e ludicamente códigos culturais, confrontando elementos e materiais de diferentes origens para melhor aparelhar referências.

Mateus Nunes assina o texto da mostra na Casa de Vidro: “Pássaros com corpo de escumadeira, serpentes de trenas dobráveis, tamanduás com tronco de torrador de café. Entrar em uma casa onde esses bichos pendem do teto e pousam sobre os móveis, sabendo que sua dona projetou – além da própria casa – cadeiras-girafa e exposições dedicadas à imaginação infantil, não parece causar estranheza. Villani propõe o uso de objetos cotidianos com ligeiras mudanças de função, em uma operação “quase ready-made”, como o próprio artista se refere a um dos eixos fulcrais de sua prática. As mudanças são ligeiras por serem rápidas, mas também por serem assertivas: a justaposição de abinhas de metal e de toquinhos de madeira em um abridor cilíndrico de massas o torna, num virar de alavanca, um bicho dócil o qual não se pode mais ignorar. A máquina que ajudaria a preparar o almoço agora é um companheiro alerta.Diferentemente de uma genealogia dos bichos na arte contemporânea brasileira, Villani não almeja que os seus sejam mimetizados, geometrizados ou antropomorfizados. Pelo contrário, se interessa pela constituição delicada como um poeta que solda preposições e nomes próprios, adjetivos e onomatopeias, em diferentes idiomas em assemblages inventivas. Seus animais são dotados de bom humor, infantis não por seu amadorismo, mas por habitarem um campo irrestrito do pensamento.”

Casa de Vidro

200 R. Gen. Almério de Moura Morumbi
São Paulo, São Paulo Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support