Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“O Mágico de N’Oz” na Danielian Galeria

21 março @ 11:00 11 maio @ 19:00

Nelly Gutmacher, A Dama, s/d

A Danielian Galeria apresenta a partir do dia 21 de março de 2024 a exposição O Mágico de N’Oz, com aproximadamente 100, de mais de 50 artistas, de diversas épocas de movimentos, selecionadas pelo curador Fernando Mota, que propõe ao público uma visita ao clássico de L. Frank Baum, O Mágico de Oz (1900), que ganhou uma versão antológica no cinema, em 1939, com Judy Garland no papel da menina Dorothy, e se desdobrou em outros filmes, peças de teatro e canções como Goodbye Yellow Brick Road (1973), de Elton John e Bernard Taupin.

Fernando Mota cita a famosa frase de Dorothy – “não há melhor lugar do que a nossa casa” – e pergunta “por que, então, escolhemos sair de casa, ansiamos por visitar outras casas, desbravar novos mundos? E não estamos falando aqui das tarefas e necessidades do dia a dia, pois estas de certa forma continuam dentro da nossa zona de conforto, do nosso lar. O que nos fascina e nos comove a ponto de irmos além do arco-íris no nosso quintal? É tempo de calçar outros sapatos, descobrir caminhos alternativos e questionar, afinal: o que há de mágico em cada um de nós?”.

A exposição O Mágico de N’Oz propõe uma releitura artística do clássico literário por meio de uma linguagem curatorial baseada na alegoria, na metáfora e no simbolismo. As obras, de naturezas e formatos diversos, compõem um universo lúdico e onírico, no qual o publico está convidado a acessar e reinterpretar uma conhecida fábula moderna. As obras, de várias épocas – desde o par de faisões, de cerca de 1800, da Companhia das Índias, trabalhos acadêmicos, até contemporâneos. As obras são oriundas de ateliês de artistas e coleções privadas.

Duas obras foram feitas especialmente para a exposição: Contato (2024), de Wagner Malta Tavares, uma projeção de luz verde no elevador panorâmico da Danielian Galeria; e Sem título (2024), de Francis Petrucci e Victor Hugo Mattos, uma escultura de parede com 100 placas de cerâmica “bordada” por vários materiais, com 29 x 21 cm cada.

Danielian Galeria

414 Rua Major Rubens Vaz Gávea
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support