Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Pedro Reyes na Lisson Gallery

24 junho, 2023 @ 10:00 1 setembro, 2023 @ 18:00

Para sua primeira exposição em Los Angeles, Pedro Reyes apresenta uma nova série de esculturas e obras em papel que se concentram no conceito de monumentalidade, inspirado nas tradições da escultura em pedra mexicana, na civilização pré-colombiana e nas comunidades indígenas. Através dessas obras, Reyes homenageia a influência duradoura das tradições astecas e da língua náuatle, que é falada no México há séculos. A exposição segue as exposições de Reyes no Museu de Arte Contemporânea de Monterrey, México (2022) e no SITE Santa Fe (2022-2023).

“Todo gesto transmite um conjunto de significados políticos”, diz Reyes. Detente (2023) – uma nova obra na exposição – refere-se ao relaxamento da hostilidade entre nações, muitas vezes através da diplomacia verbal, e tem uma ressonância particular com políticas relacionadas a acordos de armas, seja o uso de armas ou energia nuclear. Falando sobre o envolvimento de Reyes com organizações pacifistas e suas campanhas públicas pelo desarmamento, em Detente vemos o símbolo da mão-pomba, refletindo suas aspirações por solidariedade, compaixão e colaboração. O artista atribuiu a um de seus mentores, o ativista brasileiro e diretor de teatro Augusto Boal, como uma influência na promoção da “Paz, não passividade”. Essa mensagem também ressoa com o slogan de Martin Luther King: “Aqueles que esperam pela paz devem estar tão bem organizados quanto aqueles que lutam pela guerra.” Para Reyes, a mão-pomba simboliza o trabalho intensivo necessário para enfrentar a corrida armamentista.

No centro da exposição está o conceito de monumentalidade. A monumentalidade está presente em toda a obra de Reyes; ele produz trabalhos em todas as escalas – desde esculturas e pinturas íntimas em tamanho real até a ativação de espaços públicos com instalações e performances exigentes e participativas – mas a essência do monumental vai além da escala e se estende à ambição. Reyes também traduz intencionalmente os objetivos épicos da escultura urbana para a pequena escala, abordando a produção como um meio de despertar a compaixão. Outra escultura apresentada, El Abrazo (2023), é um grupo de silhuetas antropomórficas que parecem estar de mãos dadas, servindo como símbolo de união fraternal.

Lisson Gallery Los Angeles

1037 N. Sycamore Avenue
Los Angeles, Califórnia Estados Unidos
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support