Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Pertencimentos transnacionais: danças e ritmos do oeste da África” no Museu da Imigração

2 junho @ 09:00 31 agosto @ 18:00

Imagem: Reprodução/Divulgação. Foto: Karla da Costa

O Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo inaugura, em 02 de junho, às 11h, a exposição Pertencimentos transnacionais: movimentos e ritmos na música Africana.

Composta de registros audiovisuais feitos em oficinas de dança e percussão do oeste da África, promovidas por quatro migrantes músicos de Guiné Conacri residentes em São Paulo, a temporária reflete sobre a simultaneidade da experiência migratória em campos sociais, culturais, políticos e territoriais.

Historicamente o pertencimento é vinculado, exclusivamente, ao país de nascimento, tornando o migrante um cidadão sem identidade, ao ser de um lugar mas viver em outro, sem possuir território fixo, presença física e o compartilhar de símbolos nacionais.

Por outro lado, cada vez mais o fundamento do rompimento tem sido questionado e, uma das vertentes mais marcantes desse reconsiderar tem sido um olhar transnacional. Olhando a migração como um movimento que não somente rompe, mas conecta, ao colocar objetos, pessoas, símbolos em movimento, mesclando culturas, saberes e a sociedade.

É a partir desse olhar que a exposição “Pertencimentos transnacionais: danças e ritmos do oeste da África” convida a um repensar acerca do pertencimento, ao destacar as vivências que se reconstroem na mobilidade e conexão entre lá e cá por meio da música do oeste africano, que rompe com a rigidez e fixidez do pertencer nacional para apresentar suas facetas em mobilidade física e simbólica.

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support