Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Présences arabes” no Musée d’Art Moderne de Paris

5 abril @ 10:00 25 agosto @ 18:00

Hamed Abdalla, Conscience du Sol (detalhe), 1956

O Museu de Arte Moderna de Paris propõe redescobrir a diversidade das modernidades árabes no século XX e renovar o olhar histórico sobre cenas artísticas ainda pouco conhecidas na Europa. Através de uma seleção de mais de 200 obras, a maioria nunca antes exposta na França, a exposição Présences arabes – Art moderne et décolonisation – Paris 1908-1988 (Presenças árabes – Arte moderna e descolonização – Paris 1908-1988) destaca a relação dos artistas árabes com Paris ao longo do século XX.

A exposição explora uma outra história da Arte moderna, iluminada por numerosos arquivos sonoros e audiovisuais históricos presentes no percurso. Estruturada de forma cronológica, inicia-se em 1908, ano da chegada do poeta e artista libanês Khalil Gibran a Paris e da abertura da Escola de Belas Artes do Cairo. Conclui-se em 1988, com a primeira exposição dedicada a artistas contemporâneos árabes no Instituto do Mundo Árabe (inaugurado alguns meses antes) em Paris e com a exposição Singuliers : bruts ou naïfs, com, entre outros, a artista marroquina Chaïbia Tallal e o artista tunisiano Jaber Al-Mahjoub, apresentada no museu infantil do Museu de Arte Moderna de Paris.

Segundo Silvia Naef, historiadora de arte e uma das autoras do catálogo da exposição Présences Arabes no MAM: “Como fazer uma arte moderna e árabe? Um verdadeiro projeto estético é estabelecido ao longo do século XX: pensado tanto em ruptura com a arte acadêmica, ecoando as vanguardas ocidentais, no contexto de uma identidade nacional própria, sem voltar, no entanto, a uma arte islâmica.”

A exposição destaca mais de 130 artistas cujas obras constituem uma contribuição essencial para as vanguardas árabes e a história da arte moderna do século XX.

Também destaca o papel essencial desempenhado por Paris. Qualificada como “capital do terceiro mundo” pelo historiador Michael Goebel, a cidade é considerada desde os anos 1920 como um viveiro de redes anticoloniais e o centro das novas modernidades cosmopolitas.

O percurso da exposição é construído em torno de diferentes trajetórias de artistas que estudaram nas escolas de belas artes de seus países antes de vir estudar e se instalar em Paris para continuar sua formação. Ao longo do século XX, Paris é o lugar de acesso à modernidade, da crítica ao colonialismo e o centro de numerosos encontros. O Museu de Arte Moderna teve ele próprio um papel importante no pós-guerra através de suas exposições (Salão das Realidades Novas, Salão da Jovem Pintura, Bienal dos Jovens Artistas de Paris…) e das aquisições iniciadas a partir dos anos 1960.

Musée d’Art Moderne de Paris

11 Av. du Président Wilson Paris
Paris, Paris França
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support