Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“RETROaction (Part Two)” na Hauser & Wirth

27 fevereiro @ 09:00 5 maio @ 18:00

Vista da instalação de ‘The Theater of Refusal: Black Art and Mainstream Criticism,’ organizada por Charles Gaines, University Art Gallery (UAG), University of California, Irvine, 1993. Foto: Catherine Opie

No início da década de 1990, uma geração de artistas nos Estados Unidos estava usando exposições para chamar a atenção para crises do mundo real: no momento em que Bill Clinton foi inaugurado em janeiro de 1993, a AIDS era oficialmente a principal causa de morte para homens com idade entre 25 e 44 anos no país; a revolta de Los Angeles tinha sido declarada o período mais destrutivo de tumultos locais na história dos EUA; e as Guerras Culturais estavam em pleno vigor, após o julgamento de ‘obscenidade’ de Robert Mapplethorpe marcar o primeiro julgamento criminal da nação sobre o conteúdo de uma exposição. Termos como multiculturalismo, política de identidade e marginalização significavam espaços de contestação, enquanto no mundo da arte, o mercado tinha entrado em colapso após uma recessão global, causando um número sem precedentes de galerias a fecharem.

Foi nesse contexto que o artista Charles Gaines desenvolveu a exposição The Theater of Refusal: Black Art and Mainstream Criticism para a Galeria de Belas Artes da Universidade da Califórnia, em Irvine, em estreita colaboração com a diretora da galeria, Catherine Lord. Apresentando obras de Jean-Michel Basquiat, Renée Green, David Hammons, Ben Patterson, Adrian Piper, Sandra Rowe, Gary Simmons, Lorna Simpson, Carrie Mae Weems, Pat Ward Williams e Fred Wilson — todos artistas pouco conhecidos na época —, The Theater of Refusal pretendia ‘revelar as estratégias de marginalização e propor uma alternativa,’ como Gaines descreveu sua abordagem na época. Parte integrante da mostra era uma sala de leitura, para a qual Gaines acumulou artigos e resenhas sobre os artistas participantes que ele destacou para revelar limitações no discurso de marginalidade e sua instrumentalização pela crítica dominante.

Por ocasião do 30º aniversário de The Theater of Refusal — em um contexto social e político que apresenta muitas semelhanças —, esta exposição no centro de Los Angeles volta-se para esse projeto seminal e continua a investigação teórica para entender suas ressonâncias hoje. O co-curador Homi K. Bhabha chamou esse processo de ‘retroação.’

RETROaction apresenta obras do início dos anos 1990 de Charles Gaines, Lorna Simpson e Gary Simmons, que todos participaram do original The Theater of Refusal: Black Art and Mainstream Criticism, bem como uma nova iteração da exposição, desta vez intitulada Black Art and Reconstitution, apresentando o trabalho de dez artistas que todos abraçam a abstração e a materialidade em sua prática, selecionados pela historiadora da arte Ellen Tani, juntamente com Gaines.

Hauser & Wirth Downtown Los Angeles

901 E 3rd St
Los Angeles, Califórnia Estados Unidos
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support