Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Sonhar é sério” de Maré de Matos na Galeria Lume

18 maio @ 10:00 20 julho @ 19:00

Obra de Maré de Matos. Imagem: Divulgação Galeria Lume

Apresentando uma vídeo-instalação e novos trabalhos da série “Como redesenhar pirâmides”, Maré de Matos inaugura sua mostra “Sonhar é sério”, no espaço expositivo II da Galeria Lume, sábado, 18 de Maio. Através do tensionamento entre versão e verdade, a artista atua em linguagens híbridas, situando seus trabalhos na linha entre imagem e palavra.

Dividida em 4 monitores elevados, o filme ensaio “Outros nomes para dignidade” trata de uma conversa entre a artista e três amigos, que encontram a missão de refletir sobre algo delicado e abstrato como o conceito de Dignidade, porém com o desafio de não limitar o diálogo a lugares comuns. O vídeo possui duração de 23 minutos e propõe envolver o espectador na roda de conversa, ao convidá-lo a sentar junto aos monitores, com os personagens da história.

Em “Como redesenhar pirâmides”, Maré aborda criticamente as estruturas de poder e desigualdade na América contemporânea, enraizadas na invasão colonial e refletidas na forma simbólica da pirâmide. A artista propõe uma desconstrução dessa estrutura por meio de experimentos visuais, textuais e sonoros.

A poética da exposição, inspirada na imaginação e na espontaneidade, busca deslocar signos e construir novas narrativas baseadas em cosmogonias não-predatórias. Ao fazer isso, a artista desafia as estruturas de dominação política, jurídica e histórica que afetam povos indígenas e afrodiaspóricos, incentivando uma visão mais inclusiva e equitativa do mundo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support