Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Strike” de Lee Lozano na Bourse de Commerce

20 setembro, 2023 @ 11:00 22 janeiro, 2024 @ 19:00

Após ser apresentada na Pinacoteca Agnelli (Turim), a exposição Strike, dedicada à artista Lee Lozano (1930-1999), chega ao Bourse de Commerce em Paris, reunindo treze obras emblemáticas da Pinault Collection. Concebida por Sarah Cosulich e Lucrezia Calabrò Visconti, em colaboração com a Pinault Collection, a exposição mostra, pela primeira vez em uma instituição francesa, a obra da artista, seguindo a temporada Mythologies américaines, composta por uma série de exposições individuais – Mike Kelley, Mira Schor e Ser Serpas – marcadas pelas contraculturas e pela recusa em seguir as regras do jogo.

A exposição Strike reúne uma ampla seleção de obras criadas por Lee Lozano, abrangendo toda a sua breve, porém extremamente prolífica, carreira, que vai de 1960 a 1972. Formada em pintura em Chicago, Lozano se estabeleceu em Nova York no início de sua carreira e rapidamente se destacou na cena artística dos anos 60, apresentando uma obra multifacetada que se destacou pela sua originalidade. Lozano enfrentou um ambiente artístico dominado pela pop art, pelo minimalismo e pela arte conceitual, sobretudo por meio da pintura. Ela participou do contexto artístico e social da época, mantendo uma atitude radical e se opondo a qualquer forma de classificação e poder sistêmico.

O título da exposição reflete a polissemia da palavra “strike”. Como verbo, “to strike” (golpear) representa uma ação violenta, uma explosão de energia incontrolável que pode ser realizada por um corpo humano, uma ferramenta ou uma arma. Como substantivo, “strike” (greve) evoca a recusa radical em realizar um trabalho, fazendo referência à famosa obra General Strike Piece (1969) de Lozano, que sinaliza sua primeira tentativa de se desligar do mundo da arte. As “greves” provocativas, lúdicas e mortais de Lozano eram direcionadas tanto à arte quanto às dimensões sociais, emocionais e políticas de sua própria existência.

Com seu extremo radicalismo, a obra de Lee Lozano constitui uma crítica mordaz à discriminação presente no mundo da arte, que era predominantemente dominado por homens e lógicas de mercado. Lee Lozano age de acordo com uma lógica de recusa, que se tornou um parâmetro fundamental de sua identidade, e explora a fronteira tênue que separa a arte e a vida.

Bourse de Commerce

2 Rue de Viarmes Paris
Paris, Paris França
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support