Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Tempo Imenso” e outras duas exposições na Casa de Cultura do Parque

1 julho, 2023 @ 11:00 1 outubro, 2023 @ 18:00

A Galeria do Parque apresenta a exposição coletiva Tempo Imenso, que conta com as participações de Felipe Cohen, Laura Vinci, Lucas Arruda e Paulo Pasta, com texto crítico elaborado por Taisa Palhares. Essa seleção de artistas elabora um comentário em torno das temáticas do tempo e da perenidade do olhar, convidando os visitantes a uma apreciação atenta e minuciosa. Os artistas, que trilharam seus caminhos em períodos distintos, estabelecem um diálogo entre suas obras que nos proporciona a oportunidade de reexaminar a história da arte contemporânea brasileira em relação à produção cultural atual, permitindo uma compreensão mais aprofundada de suas características e significados.

Danilo Oliveira ocupa a parede do Projeto 280×1020 com seu Museu Total, que consiste em uma grande instalação com uma variedade de objetos, colagens, montagens, desenhos e pinturas. A instalação busca estabelecer conexões diretas com a história da arte enquanto apresenta objetos que perderam sua utilidade, seu valor ou foram substituídos, mas, de todo modo, desapareceram. Assim, Danilo Oliveira lança uma provocação sobre a relação que as pessoas têm com as coisas. A exposição está repleta de informações breves sobre diversos assuntos, destacando suas relações históricas, assim como outras informações curiosas.

A sala Gabinete recebe, de forma póstuma, a produção da artista mato-grossense Deborah Paiva. Paiva emergiu no cenário artístico no início dos anos 1990, com a pintura como sua principal forma de expressão, explorando os princípios da imagem e da materialidade dentro dessa linguagem. A partir dos anos 2000, as paisagens da artista deram lugar a um universo poético que orbitava em torno da representação da figura feminina. A exposição A liberdade é azul apresenta obras produzidas pela artista entre 2010 e 2021. Apesar de não serem ostensivas, essas obras não deixam de abordar as questões inerentes à prática da pintura, revelando notas biográficas em um ambiente delicado, onde figuras femininas se inserem em atividades diárias, como nadar, comer, ler, passear ou ir à escola. São retratos de jovens que não mostram seus rostos e, de certa forma, sempre parecem estar sozinhas, imersas em cores que sugerem intimidade e nos fazem cúmplices desses momentos.

Casa de Cultura do Parque

Av. Professor Fonseca Rodrigues, 1300 Alto de Pinheiros
São Paulo, São Paulo Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support