No dia 03 de fevereiro (sábado), a OMA Galeria abre seu calendário de 2024 com a exposição Um furo no olho, coletiva dos artistas Flávia Ventura e Nickolas Garcia. Com curadoria de Tálisson Melo, a mostra foi premiada pelo 5º edital de curadoria da OMA, promovido pelo espaço com o objetivo de fomentar o trabalho de novos talentos no circuito da arte.
A exposição apresenta 14 pinturas em acrílica e óleo que abordam temas como sexualidade e prazer sob óticas que vão além da visão eurocêntrica branca, heterossexual e cisgênero historicamente validada e estudada pela história da arte.
Os dois artistas mineiros, cada um à sua maneira, levantam questões relacionadas às dinâmicas de opressão, subjugação e inferiorização que afetam aqueles que não se encaixam nos moldes daquilo que é considerado “universal”, com a busca do desejo, do afeto e do cuidado como instrumento de proteção contra essas agressões.
Flávia Ventura aborda questões que giram em torno do prazer feminino, contrapondo desejo, poder e violência em suas obras. À primeira vista, seus trabalhos remetem à pintura abstrata, porém, um olhar mais atento revela retratos de corpos nus que tratam da objetificação e das tensões presentes nas relações entre mulheres e homens.
Nickolas Garcia se apropria de imagens tradicionalmente relacionadas à masculinidade, como soldados e lutadores, sobre as quais faz intervenções com cores e diferentes simbolismos. Suas pinturas questionam a construção da ideia de virilidade e seu papel na destituição da subjetividade masculina, convidando a enxergar a possibilidade de afeto e desejo entre homens.
A exposição fica em cartaz até 02 de março na OMA Galeria.