Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Vira-casaca” de Fefa Lins na Verve Galeria

7 outubro, 2023 @ 11:00 11 novembro, 2023 @ 18:00

A galeria Verve apresenta Vira-Casaca, exposição individual de Fefa Lins (Recife/PE, 1991), com texto crítico e acompanhamento curatorial de Ariana Nuala. O artista, que já conta com obras em relevantes coleções públicas, como o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu da Diversidade Sexual, inaugura sua primeira individual na cidade. Com uma série inédita, a produção de Lins vai de encontro às suas memórias, desde sua infância como criança queer, passando por seu processo de transição e a relação com seu corpo e com sua família. A exposição também tem caráter histórico, por se tratar da primeira mostra individual de um artista transmasculino em uma galeria comercial na cidade.

Por entender a pintura como um dispositivo de gênero, o artista inclui na mostra objetos de seu ateliê e de seu cotidiano, entre eles o binder, utilizado para hackear o corpo não mastectomizado, em diá com o tecido que usa para limpar seus pincéis, promovendo um diálogo entre sangue, suor e tinta. “Este rito, muitas vezes praticado pelo artista, é a sua primeira profecia, seu primeiro gesto químico, que mesmo sem alterar os elementos em sua composição, transforma na relação a agência de cada ponto. Professando transições, que muitas vezes não são visíveis a um primeiro olhar, mas que quebram condutas e estruturas”, comenta Ariana Nuala no texto que assina para a mostra.

As obras ressaltam também a relevância de olhar para as crianças desobedientes de gênero, cujo direito de falar e agir é muitas vezes suprimido. No processo de construção da exposição, o artista revisita cadernos de poesia e de desenho, assim como fotos de sua infância, ao mesmo tempo em que revela como os desenhos que fazia eram como profecias do que viveria hoje.

“A presença dos sátiros e das crianças nos propõem uma desobediência, participação ativa no mundo, onde o perigo da vida é tão iminente quanto o da morte, o desconhecido não é o outro mundo, mas sim uma possibilidade de existir. Nos convidam corajosamente a enfraquecer a soberania”, completa a curadora

Verve Galeria

Edifício Louvre – Av. São Luís, 192 – Sobreloja 06 – República
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support