Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Visita íntima” de Vanderlei Lopes na Millan

6 outubro, 2023 @ 10:00 4 novembro, 2023 @ 19:00

Em 6 de outubro, a Millan inaugura a exposição Visita íntima, individual de Vanderlei Lopes (1973, Terra Boa, PR, Brasil), que apresenta um conjunto de esculturas em bronze, além de uma instalação sonora. A individual é apresentada em texto crítico de Heloisa Espada. Para receber a mostra, composta por pesadas esculturas de grande escala, a galeria fez uma reforma em sua sede. A nova fachada e espaço expositivo também fazem sua estreia na ocasião.

Como o título sugere, Visita íntima explora os contrastes entre espaços privados e públicos, o interdito e o ato falho e entre ordinário e extraordinário, colocando, assim, em questão a estreita relação entre criação estética e desejo. Este último ganha forma como objetos reluzentes sedutores ou como representações e sugestões eróticas nas obras em exposição.

O erotismo aparece de forma mais explícita em Espelho, um grande relevo em bronze que pesa cinco toneladas, instalado no teto do espaço expositivo. A obra apresenta uma cena onde corpos se tornam indistinguíveis em meio a um bacanal. Adornado por rocalhas, a peça faz alusão a tradição do Barroco. Sua forma ovóide e polida, remete a forma do olho e permite ao público se ver refletido ali. Aliás, Olho é o título de outra obra na exposição.

Para o artista, “Espelho surge como um fragmento de arquitetura, cuja forma e peso, faz referência ao barroco e a uma tradição que em muito tem a ver com as dualidades, tensões ou contradições que temos vivido atualmente. À maneira de uma colagem no espaço físico, como um teto de igreja ou um espelho de teto, que de tanto refletir passa a tomar a forma daquilo que reflete”.

O ponto de partida para as reflexões que permeiam a mostra Visita íntima, é apresentado de prontidão ao público já na calçada da galeria. Ali está a instalação sonora Funk-fuck-funck, que consiste na reprodução de sons que invadiam o ateliê do artista durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 em 2020.

São fragmentos diversos, choros, desabafos, sirenes, helicópteros e música. As ondas sonoras emitidas pela instalação se misturam ao barulho da rua Fradique Coutinho e aludem ao fluxo de informações, pessoais ou corriqueiras, que atravessa a vida de todos.

Ao traçar diálogos com a tradição escultórica pelo uso do bronze, Lopes tensiona o valor atribuído ao material e ao objeto de arte. Exemplo disso é a instalação Transbrasiliana, que é disposta no chão do espaço mimetizando resíduos como bitucas de cigarro, elásticos de cabelo, chiclete mascado e biscoito mordido. Objetos que foram estampados em bronze e pintados para que retomassem sua aparência original. Tal apresentação enfatiza o caráter indicial, quase fotográfico, de boa parte da obra de Lopes, sugerindo uma presença prévia —como o fazem também as obras Ato, Roupão e Presente.

Millan

Rua Fradique Coutinho 1360/1430
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support