O MAB FAAP convida para a abertura da exposição e lançamento do livro Vlavianos – A conquista do espaço, em homenagem ao escultor grego radicado no Brasil, Nicolas Vlavianos falecido há um ano. Com abertura em 21 de setembro, no mezanino do Museu, a exposição fica em cartaz até 05 de novembro.
A mostra e o livro apresentam um panorama da trajetória do artista, com foco na produção escultórica dos últimos vinte anos (2001-2021). Com curadoria da professora dos cursos de artes da FAAP, Veronica Stigger, a exposição reúne aproximadamente 50 obras e estabelece relações entre peças deste período e fases mais antigas de sua longa trajetória. São esculturas e maquetes – a maioria feita em aço inox e latão – e desenhos.
Vlavianos teve em sua carreira o reconhecimento através de diversos prêmios, como o Prêmio Itamaraty na VIII Bienal de São Paulo, o Prêmio ABCA, por duas vezes, e o Prêmio APCA, por três vezes, além da participação em algumas das mais importantes mostras realizadas no Brasil no século 20, como VIII, VII e VI Bienais de São Paulo, Bienal Brasil Século XX, A Escultura Brasileira de 1920 a 1990, em Washington e em São Paulo e Escultura Brasileira na Luz, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
O artista tem obras monumentais em espaços públicos, especialmente na cidade de São Paulo, como a escultura Progresso, no Largo do Arouche, Nuvens sobre a Cidade, na Praça da Sé, Anavasis, na Avenida das Nações Unidas e Homem-Pássaro, no Parque da Luz. Além de esculturas no prédio da FAAP como Árvore, Brazilian Nature e Grande Mandala.
Sua obra é marcada por planos geométricos justapostos, assimétricos e irregulares e com frequência discute as relações entre ser humano e máquina. No conjunto de sua produção, permanece a tensão entre forma orgânica e abstração.