Whitney Biennial 2024: Even Better Than the Real Thing no Whitney Museum
20 março - 10:30 - 11 agosto - 18:00
A oitenta e uma edição da Whitney Biennial — a pesquisa de arte contemporânea mais antiga nos Estados Unidos — conta com setenta e um artistas e coletivos enfrentando muitos dos problemas mais urgentes da atualidade. Esta Bienal é como estar dentro de um “coro dissonante”, como descreveu a artista participante Ligia Lewis, uma experiência provocativa, mas íntima, de vozes distintas e díspares que, coletivamente, investigam as rachaduras e fissuras do momento que se desenrola.
O subtítulo da exposição, Even Better Than the Real Thing, reconhece que a Inteligência Artificial (IA) está complicando nossa compreensão do que é real, e a retórica em torno de gênero e autenticidade está sendo usada política e legalmente para perpetuar a transfobia e restringir a autonomia corporal. Esses desenvolvimentos fazem parte de uma longa história de considerar pessoas de raça, gênero e habilidades marginalizados como sub-humanos — menos que reais. Ao realizar essa exposição, nos comprometemos a amplificar as vozes de artistas que estão enfrentando esses legados e a fornecer um espaço onde ideias difíceis possam ser abordadas e consideradas.
Esta Bienal é um encontro de artistas que exploram a permeabilidade das relações entre mente e corpo, a fluidez da identidade e a crescente precariedade dos mundos naturais e construídos ao nosso redor. Seja através de humor subversivo, abstração expressiva ou formas não ocidentais de pensamento cosmológico, para citar apenas alguns de seus métodos, esses artistas demonstram que há caminhos a serem encontrados, estratégias de enfrentamento e cura a serem descobertas, e maneiras de se unir, mesmo em um tempo fraturado.
A Bienal Whitney de 2024 é organizada por Chrissie Iles, curadora Anne and Joel Ehrenkranz, e Meg Onli, curadora geral, com Min Sun Jeon e Beatriz Cifuentes. O programa de performance é organizado por Iles e Onli, com a curadora convidada Taja Cheek. O programa de filmes é organizado por Iles e Onli, com curadores convidados Korakrit Arunanondchai, asinnajaq, Greg de Cuir Jr, e Zackary Drucker.