Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Zenith” de Fran Chang na Millan

27 abril @ 10:00 1 junho @ 19:00

Fran Chang, Make a wish, 2024. Foto: Filipe Berndt

Em 27 de abril, sábado, a artista Fran Chang (1990, Poços de Caldas, MG, Brasil) abre sua primeira exposição na Millan. Intitulada Zenith, a mostra é composta por um conjunto de aproximadamente dez pinturas inéditas, todas criadas ao longo dos últimos meses.

A artista, que fez estudos de astronomia, mostra obras inspiradas por uma viagem recente à Noruega, onde observou fenômenos como a aurora boreal. Essas telas unem o cosmos a paisagens gélidas e inóspitas que servem como pano de fundo para reflexões existenciais.

O resultado dessa viagem ao país nórdico são pinturas minuciosas e diáfanas, nas quais fenômenos observados no céu aparecem com maior protagonismo: cometas, estrelas cadentes, arco-íris, auroras, nevoeiros e corpos celestes como luas e sóis figuram nas telas. As obras, no entanto, não têm um compromisso científico com a representação e, por vezes, parecem retratar, de fato, espaços oníricos ou extraterrestres — indicando o aspecto subjetivo dos trabalhos.

A exposição dialoga com temas clássicos da arte e da filosofia, mostrando paisagens que evocam o sublime e a pequenez humana diante do universo. No entanto, a artista traz esses debates aos tempos atuais apontando para acontecimentos em sua própria biografia e para o modo de vida isolado contemporâneo.

Fran Chang elegeu a seda como suporte para suas pinturas, o mesmo tecido que sua mãe, taiwanesa que imigrou para o Brasil, utilizava na confecção de suas roupas. Além de conferir transparência e leveza às pinturas, a seda serve como uma ponte afetiva, política e social com a região do Leste da Ásia. Nesse sentido, a placidez das paisagens de Chang também parece dialogar com a tradição artística chinesa.

Zenith reúne os últimos desdobramentos da pesquisa de Fran Chang, que, com leveza, explora em suas obras a possibilidade da contemplação estendida e questões sobre pertencimento, diáspora e solidão, transitando do subjetivo ao global com beleza e seriedade.

Millan

Rua Fradique Coutinho 1360/1430
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support