Galeria Luisa Strina abre coletiva com curadoria de Pollyana Quintella

Entre nomes consagrados e jovens artista, a coletiva reflete nossa incapacidade frequente de distinguir realidade e ficção

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Davi de Jesus do  Nascimento
Davi de Jesus do Nascimento

O presente é delirante. A realidade que vivemos é tão absurda que a fantasia parece, muitas vezes, autêntica. Mas se de um lado há um repúdio e uma descrença diante da pós-verdade e suas trágicas consequências; de outro encontra-se uma força positiva em nome da criação. Afinal,  “é a imaginação que expande os horizontes negociáveis do possível”, ressalta a curadora Pollyana Quintella que abriu, neste sábado, a exposição A Máquina Lírica na galeria Luisa Strina. 

Entre nomes consagrados já representados pela galeria como Cildo Meireles, Anna Maria Maiolino, Marepe  e Laura Lima, Pollyana dá seu toque ao pinçar jovens e potentes artistas como a dupla Anis Yaguar e Sumé Aguiar; Davi de Jesus do  Nascimento; e,  Laryssa Machada. Vale destacar, ainda,  a figuração desconfigurada de Jarbas Lopes, que nos induz a buscar rostos reconhecíveis e o móbile de Jorge Macchi, que instiga um senso de orientação e racionalização no epicentro deste novo mundo delirante.  

Anis Yaguar e Sumé Aguiar
Anis Yaguar e Sumé Aguiar

No vídeo produzido pela Brasilandia.co e nas foto-performances de Panmela Castro e Rafael Bqueer é possível ver uma aproximação homem-bicho dando um ar mitológico e surreal às cenas – sejam elas ambientadas/apoiadas na penumbra, no cromaqui ou na poeira da estrada de terra, há sempre um ar de mistério e transformação. Provam que talvez, uma criativa e crítica máquina lírica seja a resposta para não enlouquecer de vez.

Laryssa Machada
Laryssa Machada
Rafael Bqueer
Rafael Bqueer

A Máquina Lírica

Data: 21 de agosto até 9 de outubro

Local: Galeria Luisa Strina

Endereço: Rua Padre João Manuel, 755, São Paulo 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support