Obra de Carlito Carvalhosa é apresentada em Nova York

Um dos maiores fenômenos da arte brasileira contemporânea, Carlito Carvalhosa, ganha individual na galeria Nara Roesler

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Carlito Carvalhosa
Obra de Carlito Carvalhosa

Este ano, um dos maiores fenômenos da arte brasileira contemporânea, Carlito Carvalhosa, completaria 60 anos. O artista que faleceu precocemente ano passado, deixou um inegável legado para a história da arte brasileira e hoje ganha mais uma exposição na galeria Nara Roesler em Nova York. Com curadoria de Luis Pérez-Oramas, a exposição Carlito Carvalhosa: Matéria como imagem. Trabalhos de 1987 a 2021 apresenta uma seleção de trabalhos das fases emblemáticas de sua trajetória, evidenciando a compreensão da matéria como força geradora de sua obra. 

Influenciado pelo construtivismo Carlito investigava a pintura monocromática a partir de sua instabilidade material explícita, o que o levou a se aprofundar nas potencialidades da pintura tridimensional. Adicionando cera sobre tela, ele criava peças translúcidas que revelam as etapas de produção, assim como, mais tarde, suas esculturas tornariam evidentes as formas dos cilindros que as moldavam. E, ao criar esses volumes com a cera na tela, na qual as mãos e dedos do artista parecem emergir da pintura, Carlito invertia a clássica lógica da linguagem, em que o gesto é depositado na superfície. 

Seus trabalhos sobre espelhos, por sua vez, endereçam o problema da imagem como reflexo invertido, ao cobrir partes dessas superfícies com camadas de tintas e fazer o uso de inscrições. Nelas, a opacidade das formas coloridas se chocam com a suposta transparência dos espelhos. 

Aclamado no mercado nacional e internacional, Carvalhosa foi o primeiro artista brasileiro vivo a ter uma exposição solo no MoMA, em Nova York, e faleceu dois dias depois do Museu Guggenheim de Nova York comprar uma de suas obras.

Carlito Carvalhosa
Vista da exposição Carlito Carvalhosa: Matéria como imagem. Trabalhos de 1987 a 2021

Serviço 

Carlito Carvalhosa: Matéria como imagem. Trabalhos de 1987 a 2021

Local: Galeria Nara Roesler
Visitação: Até 18 de junho de 2022
Endereço: 511 w 21st street, Nova York.
Funcionamento:  De terça a sábado, das 10h às 18h.
Ingresso: grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support