“Parada 7 – Arte em Resistência” retrata o Brasil de 2022

A mostra realizada simultaneamente no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e no Centro Cultural Justiça Federal apresenta 100 artistas brasileiros contemporâneos

Novíssimo Edgar, Quase Sem Título, 2022

Ao passar pelo Rio de Janeiro a parada é obrigatória no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e no Centro Cultural Justiça Federal. A ampla exposição curada por César Oiticica Filho, Evandro Salles e Luiza Interlenghi, apresenta o Brasil atual e completo, perpassando âmbitos político, social, econômico, ecológico e cultural. 

Para tamanha ambição, o time incluiu mais de cem artistas, entre diversos nomes de peso como Cildo Meireles, Anna Maria Maiolino, Ayrson Heráclito, Anna Bella Geiger, Adriana Varejão, Lenora de Barros, Regina Silveira e Nuno Ramos, que se juntam a jovens artistas como Maxwell Alexandre, Arjan Martins, Yhuri Cruz, Aline Motta e Ana Linnemann.

A abertura no dia 07 de setembro foi marcada pelo grande cortejo, como um bloco de Carnaval, com artistas plásticos, músicos, poetas, atores, coletivos e dançarinos percorrendo as ruas em direção à Praça Tiradentes. Mas a inspiração do Carnaval não parou por aí. A mostra também foi dividida em alas, como nas Escolas de Samba, apresentando orbas que vão da música às artes visuais.

A coletiva também é recheada de obras inéditas como a projeção digital do NFT Marielle Franco e a Bandeira que traz a inscrição “democracia, justiça, paz” no lugar do original “ordem e progresso”, ambas de Cildo Meireles. Vale citar também uma das obras de Ernesto Neto que questiona: “em que data celebramos o fim da ditadura?”. E ainda, uma faixa de tecido pintada por Julia Xavante que carrega a frase “Eles Combinaram de Nos Matar, e Nós Combinamos de Não Morrer”.

Gustavo Speridião
“Nada será como depois” (2019) Gustavo Speridião

Serviço 

Parada 7 – Arte em Resistência

Local: Centro Cultural Justiça Federal 
Endereço: Avenida Rio Branco 241 – Cinelândia, Rio de Janeiro, RJ
Funcionamento: De terça a domingo das 11h às 19h.

Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Endereço: Rua Luís de Camões, 68 – Praça Tiradentes, Rio de Janeiro, RJ
Funcionamento: De segunda a sábado das 10h às 18h.

Data: Até 31 de outubro de 2022
Ingresso: Grátis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR