Está em Nova York para a Armory Week? Que tal aproveitar a oportunidade para conhecer alguns espaços alternativos de arte em Lower Manhattan e no Brooklyn? Preparamos um guia onde você poderá conhecer o que há de mais novo e experimental na cidade.

Lower Manhattan

Artists Space

Esta galeria sem fins lucrativos, fundada em 1972, tem sido o palco de grandes eventos e exposições da história da arte nova-iorquina, como a individual de Adrian Piper “It’s Just Art”, de 1981, ou a mostra de Nan Goldin “Witnesses: Against our Vanishing” no auge da crise de AIDS, em 1989. Em 2017 Jay Sanders deixou a curadoria do Whitney para tornar-se o diretor executivo e curador-chefe do espaço. Até 31 de março, o Artists Space recebe uma coletiva com trabalhos de Coop Fund
, Amalle Dublon & Constantina Zavitsanos
, Devin Kenny e 
John Neff sobre edução, economia e o fazer arístico.

Equity Gallery

Equity Gallery é o espaço expositivo da New York Artists Equity Association, Inc., uma organização sem fins lucrativos fundada em 1947 por artistas e patronos com o intuito de criar oportunidades para artistas. A Galeria, inaugurada em outubro de 2015, funciona como um local para artistas exibirem e venderem suas obras e para a realização de workshops e outras atividades que interessem e unam artistas, curadores e patronos. Até 31 de março, o espaço está ocupado pela coletiva “Haptic/Optic” [Háptico/Óptico], com obras que exploram a percepção a partir de estímulos táteis e visuais.

Cuchifritos Gallery + Project Space

A Cuchifritos Gallery + Project Space organiza exposições de curadores independentes e artistas jovens e sem representação a partir de um open call realizado anualmente e através de parcerias com outras instituições independentes, como a Residency Unlimited. A Cuchifritos é o espaço expositivo da Artists Alliance Inc., uma organização sem fins lucrativos criada em 1999 para apoiar artistas emergentes. Até 11 de março, a Cuchifritos apresenta a exposição “Closed Circuit Habitat”, do dinamarquês Jakob Kudsk Steensen.

Brooklyn

Art in General

Art in General é uma organização sem fins lucrativos que há mais de trinta anos apoia artistas fornecendo um espaço expositivo e oferecendo verba para produção de seus projetos. A Organização apoia artistas americanos e estrangeiros através de seu programa de comissões e do programa de colaborações internacionais. A organização também produz um simpósio anual sobre as questões mais urgentes nos campos de arte e curadoria, o “What Now?”. Até 21 de abril, o espaço exibe em sua galeria a exposição “Contra-Internet”, de Zach Blass.

Picture Room

Picture Room é uma galeria de arte especializada em obras em papel, gravuras e múltiplos, com um espaço recentemente aberto na nova sede do the Wing, um clube social e de co-working exclusivo para mulheres, em Dumbo. No clube, a Galeria exibirá apenas obras de arte produzidas por mulheres. Até 19 de março, o espaço exibe uma individual de gravuras de India Salvör Menuez (n. 1993). As obras foram todas realizadas em 2017 e são retratos realizados pela artista de seus amigos em momentos de intimidade.

Pioneer Works
Centro cultural dedicado à experimentação, educação e produção interdisciplinar, o Pioneer Works é uma organização sem fins lucrativos situada em Red Hook, Brooklyn. O espaço desenvolve uma ampla programação de exposições, residências, performances e atividades educacionais. Até 11 de março, os visitantes do Pioneer poderão ver a exposição “Solid Light Works” [Trabalhos de Luz Sólida’], do ícone da light art Anthony McCall (n. 1946). “Compositions” [Composições], de Shuta Hasunuma (n. 1983), fica em cartaz até 08 de abril.
Peninsula Art Space

Vizinho do Pioneer Works, o Peninsula Art Space é uma galeria jovem, especializada em mostrar a produção de artistas que vivem e trabalham no Brooklyn. Em 2015, o espaço firmou uma parceria com a Residency Unlimited, e tem abrigado exposições dos artistas residentes na RU. Até 08 de abril, a galeria exibe a individual “Sometimes I Confuse Myself Too…” [Às vezes eu me confundo também…], do nova-iorquino Graham Wilson (n. 1987).

Interference Archive

Localizado em Park Slope, não muito longe do Prospect Park, Interference Archive é uma iniciativa independente que busca explorar a relação entre produção cultural e movimentos sociais. O projeto possui um amplo acervo com objetos utilizados como parte de movimentos sociais, como pôsteres, flyers, publicações, fotografias, livros, camisetas, buttons, vídeos, arquivos de áudio etc. Esse arquivo é ativado através da programação do espaço, que realiza conversas, workshops e publicações, além de exposições. A mostra atualmente em cartaz é “no. NOT EVER.”, uma instalação do coletivo If You Don’t They Will, de Seattle.

Para não se perder

Artists Space: quarta a domingo, 12h – 18h. Entrada gratuita
Endereço: 55 Walker Street, Nova York

Equity Gallery: quarta a sexta, 13h – 19h; sábado, 12h – 18h; domingo, por agendamento. Entrada gratuita
Endereço: 245 Broome Street, Nova York

Cuchifritos Gallery + Project Space: terça a domingo, 12h – 18h. Entrada gratuita
Endereço: 120 Essex Street, Nova York

Art in General: terça a sábado, 12h – 18h. Entrada gratuita
Endereço: 145 Plymouth Street, Brooklyn, Nova York

Picture Room: terça a quinta, 13h – 19h; sexta e sábado, 11h – 19h; domingo, 11h – 17h. Entrada gratuita
Endereço: 117 Atlantic Ave, Brooklyn, Nova York

Pioneer Works: quarta a sexta, 12h – 18h; sábado e domingo, 12h – 20h* (*até 11 de março; após esta data o horário de final de semana pode sofrer alterações). Entrada gratuita
Endereço: 159 Pioneer Street, Brooklyn, Nova York

Peninsula Art Space: sábado e domingo, 12h – 19h; ou por agendamento. Entrada gratuita
Endereço: 352 Van Brunt Street, Brooklyn, Nova York

Interference Archive: quinta, 13h – 21h; sexta a domingo, 12h – 17h. Entrada gratuita
Endereço: 314 7th Street, Brooklyn, Nova York