Fundada em Paris em 1974, a Foire Internationale d’Art Contemporain reúne galerias de arte moderna e contemporânea que trazem à cidade trabalhos em diferentes suportes: pintura, escultura, fotografia, instalações, vídeos, performances e arte digital. 

O setor FIAC Galleries reúne aproximadamente 200 expositores no Grand Palais, incluindo muitos dos especialistas mais influentes do mundo no campo da arte moderna, arte contemporânea e design. Apresenta os mais finos exemplos de criação artística desde a virada do século XX; mestres modernos até as últimas décadas, notavelmente representados no Lafayette Sector (criado em 2009 para incentivar galerias jovens no caminho escolhido providenciando suporte financeiro para facilitar sua presença na FIAC).

Com seus programas públicos, a FIAC também busca ampliar o alcance e escopo dos locais disponibilizados para galerias e artistas, tornando assim a íntima experiência de criação acessível ao público mais amplo possível.   

FIAC Projects apresenta, em colaboração com um curador diferente a cada ano, cerca de quarenta esculturas e instalações no Petit Palais, na Avenue Winston Churchill (aberta para pedestres durante a semana da FIAC) e em torno do Grand Palais. 

FIAC Hors les Murs é um pacote convidando o público a descobrir a cartografia das instalações apresentadas em algumas das locações mais prestigiadas em Paris: no Tuileries Gardens, no Place Vendôme, no Place de la Concorde, e no Musée national Eugène Delacroix. 

FIAC Programmes apresenta, pela duração da feira, um programa de performances de acesso livre (Parades for FIAC), conferências (Conversation Room), e exibições de filmes de artistas (Cinéphémère).

A FIAC também é uma ocasião para explorar o rico e variado programa de exposições de Paris: museus e instituições culturais oferecem uma grande variedade de exposições durante a semana da FIAC. Na quinta-feira, muitas galerias participam da Gallery Night, oferecendo aberturas, encontros com artistas, autógrafos em livros juntamente com exposições de arte e design. 

FIAC 2019
Abertura (apenas para convidados): 16/10/19
Visitação: 17/10, 11h-14h (VIP preview) e 14h-20h; 18/10, 12h-20h; 19/10 e 20/10, 12h-19h
Grand Palais: Avenue Winston Churchill, 75008 Paris. Ingressos: €38

Compartilhar