6 dicas para presentear com arte no Dia dos Namorados

Presentear com arte significa necessariamente presentar com uma obra de arte? Não! Elencamos aqui algumas opções criativas para você presentear a pessoa amada com arte neste 12 de junho

O Dia dos Namorados está chegando. A data é comemorada em 12 de junho no Brasil! Que tal ser criativo no presente para a amada ou o amado? Ou, melhor, que tal ser artístico? Quando falamos sobre presentear com arte, logo vem à cabeça a ideia de comprar uma obra de arte, mas não precisa ser necessariamente assim! Existem várias formas de se presentear com arte e que são um tanto acessíveis, como buscar objetos criados por artistas, múltiplos, livros e experiências!

Separamos aqui algumas dicas para esse próximo dia 12 de junho!

Quebra-cabeças com obra de Ana Elisa Egreja pela Enigma Art Puzzles

Que tal montar um quebra-cabeças com seu amor acompanhados de um bom vinho? A Enigma nasceu do amor pela arte e pelos quebra-cabeças! Dirigida por mulheres, a empresa busca apoiar mulheres artistas de todo o mundo! Sua linha de quebra-cabeças artísticos conta com obras de Ashima Kumar, Sabina Fenn e da brasileira Ana Elisa Egreja! Os jogos têm 550 peças e custam 30 dólares. Para saber mais, clique aqui.

Uma foto do projeto 150 Fotos Para SP

Presentear e ajudar a fazer o bem? Um grupo de mais de uma centena de fotógrafos se reuniu para angariar recursos para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade em tempos de pandemia. Para isso, cada um disponibilizou uma de suas fotografias para venda. O 150 Fotos Para SP está em sua segunda edição, arrecadando dinheiro para a compra de cestas básicas que serão distribuídas pelo projeto Treino na Laje. Os trabalhos são vendidos a um preço único de 200 reais cada. As imagens têm ampliação 20x30cm e serão impressas papel algodão pelo Ateliê Imagens de Papel. Você pode comprar a sua até o dia 10 de junho.


Livros de arte e/ou de artistas

Livros são sempre uma boa ideia! Nossa dica é aproveitar que a segunda edição do livro Entrevistas Brasileiras acaba de ser lançada pela Editora Cobogó e dar logo os dois volumes de uma vez. Neste projeto, o curador e diretor da Serpentine Gallery, Hans Ulrich Obrist, entrevista dezenas de artistas, antropólogos, músicos, cineastas e pensadores brasileiros. É inspirador!

Aqui no AQA sempre escrevemos sobre livros muito interessantes de arte. Se quiser outras dicas, acesse nossa seção Livros AQA clicando aqui!

Kit com um livro da Glac + uma obra assinada por Jaime Lauriano ou Lais Myrrha

E se o livro ainda por cima vier com uma obra de arte? No projeto kit_kitsch, a editora Glac Edições convidou os artistas Jaime Lauriano, Lais Myrrha e André Parente para realizar obras especiais que integram um kit com livros da editora. Na primeira edição, está a obra Queime depois de ler, de artista Jaime Lauriano, realizada em 2012, junto aos livros Império e Anonimato: materiais preliminares às insurreiçõesChamada: imaginação radical do presente.

O kit_kitsch #2 é composto pelos livros Um habitar mais forte que a metrópole, de Conselho Noturno, Um piano nas barricadas: por uma história da Autonomia, Itália 1970, de Marcello Tarì, e a obra Enquanto a noite dura, da artista Lais Myrrha. O terceiro kit, com obra de André Parente, está esgotado. Confira as opções disponíveis no site da Glac.

Objetos de artistas das lojinhas de museus e instituições

As lojas de museus e de instituições estão cheias de opções bacanas e muito criativas para presentear, como esse Birucap, criado pelo Eduardo Navarro, que você pode encontrar na loja do Pivô. Já no espaço de vendas online da loja de Inhotim, você encontrar pôsteres de Claudia Andujar por preços bastante acessíveis, por exemplo. Além disso, tem uma coleção de bolsas inspiradas em Magic Square, de Hélio Oiticica.

Algumas instituições, como o MAM São Paulo e o Parque Lage, criaram kits especiais de Dia dos Namorados com produtos de suas lojinhas! Mas vale dar uma olhada em todo o acervo de produtos que elas têm!

Uma viagem com o ARTEQUEACONTECE para Inhotim

Gostou da sugestão de comprar um presente da lojinha de Inhotim mas queria comprar diretamente lá? O ARTEQUEACONTECE te oferece uma opção superbacana neste Dia dos Namorados! No nosso menu de experiências temos marcado para o período entre 18 e 20 de junho uma viagem para Inhotim, que contará com uma visita guiada exclusiva pelo instituto, proporcionando uma imersão única! Para saber mais sobre todo o pacote desta viagem, envie um e-mail para contato@artequeacontece.com.br