Cildo Meireles: Cerca de Lejos

Centro Nacional de Arte Contemporáneo Cerrillos, Santiago

“Cerca de lejos” é a primeira exposição no Chile do brasileiro Cildo Meireles, apresentada no Centro Nacional de Arte Contemporáneo Cerrillos como parte da programação da BienalSUR. Sua matriz conceitual induz um jogo de lógicas assimétricas, casos insolúveis, de justaposições e um todo contínuo. Tomando todo o espaço expositivo, a obra La Bruja (1979-1981) parte de uma proposta simples: uma vassoura que suja em vez de limpar. A partir daí, algo similar ao realismo mágico acontece quando, da vassoura de madeira encurralada em uma sala escura, surge uma imensurável quantidade de fios que apoderam-se do espaço.

La Bruja foi inicialmente montada na XVI Bienal de São Paulo, em 1981, com 2.000 quilômetros de fio que visitavam as obras adjacentes. Nesta mostra, porém, La Bruja ganha potência plena. Seus 7.000 quilômetros de material têxtil assumem o controle da arquitetura moderna deste antigo aeroporto e descem as escadas, extravasam para o exterior do centro cultural e visitam, inclusive, outras obras do artista.

Alternando entre caos e ordem, os mesmos fios de La Bruja compõem, em uma das salas, os Volumes Virtuais (1968-1969), esculturas que constroem espécies de arquiteturas fantásticas ao cruzar a geometria euclidiana, deformando e alongando continuamente o espaço para além do plano. Em duas salas de exposição soa constantemente Mebs / Caraxia (1970-1971), a primeira experimentação sonora de Meireles. Um gráfico representando uma faixa de Moebius e um segundo contendo o desenho de uma espiral, entre o caracol e a galáxia, deram origem, por meio de um oscilador de frequência, a duas trilhas sonoras: Mebs e Caraxia. Esta escultura sonora modela em som uma estrutura de topologia, convertendo espaço em tempo, e fração em um processo dinâmico de totalidade.

Cildo Meireles: Cerca de Lejos
Abertura: 20/07/19
Visitação: até 22/09/19; terça a domingo, 10h-18h30
Centro Nacional de Arte Contemporáneo Cerrillos: Pedro Aguirre Cerda 6100, Cerrillos, Santiago. Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *