Cindy Sherman. Richard Prince. Colección Astrup Fearnley

MALBA, Buenos Aires

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O MALBA – Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires apresenta “Cindy Sherman Richard Prince. Colección Astrup Fearnley”, uma exposição dedicada a duas referências da fotografia contemporânea, cujas obras revolucionaram os cânones desse suporte artístico na segunda metade do século XX. Dividida em duas grandes salas, a mostra tem curadoria de Victoria Giraudo e Gunnar Kvaran, e contrapõe os estilos de ambos os artistas através de uma seleção de 34 fotos – a maioria de grande formato –, pertencentes à coleção do Museo Astrup Fearnley, de Oslo. Estão incluídas as séries mais representativas de suas carreiras, produzidas desde meados dos anos 1970, até a atualidade, como “Cowboys”, “Girlfriends” e “Spiritual America” – com Brooke Shields – de Richard Prince, e “Untitled Film Still” e “History Portraits”, com os célebres autorretratos de Cindy Sherman.

Cindy Sherman e Richard Prince surgiram do movimento conhecido como Pictures Generation (Geração da imagem), que começou a se organizar nos anos 1970 na cena novaiorquina por artistas que trabalhavam com a ideia da apropriação de imagens, objetos, estéticas e ideias da cultura popular e dos meios de comunicação em massa. Estes artistas revisitam numerosos artistas históricos que os precederam – como Marcel Duchamp e Andy Warhol–, tanto na reivindicação do objeto cotidiano como na problematização da propriedade intelectual da autoria, questionando os conceitos  de originalidade e a definição tradicional de arte.

Cindy Sherman. Richard Prince. Colección Astrup Fearnley 
Curadoria: Victoria Giraudo e Gunnar Kvaran
Visitação: até 29/10/18; quinta a segunda, 12h-20h; quarta, 12h-21h
Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires: Av. Figueroa Alcorta, 3415, Buenos Aires. Ingressos: $80.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support