David Claerbout: Tell me the end

Espace Louis Vuitton, Munique

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O Espace Louis Vuitton de Munique apresenta a exposição do artista belga David Claerbout, “Tell me the end” [Erzähl mir das Ende], parte do programa da Fondation Louis Vuitton “Hors-les-murs”, criado para lançar trabalhos ainda inéditos que pertencem à coleção da instituição. A iniciativa tem como objetivo realizar projetos internacionais e ampliar o acesso do público a obras e artistas relevantes. A mostra traz dois dos vídeos mais emblemáticos de Claerbout, “The Algiers’ Sections of a Happy Moment”, de 2008, e “Travel” (1996-2013). As obras são representativas de sua produção, onde a ambiguidade entre fotografia e cinema brinca com a percepção e a experiência de tempo do espectador, resultando em vídeo-instalações audaciosamente contemplativas.

O artista, que originalmente se formou como pintor e desenhista na Antuérpia, passou a criar obras que são misturas singulares da fotografia, do vídeo e da pintura depois de um período estudando em Amsterdã. De acordo com Claerbout, “a era da fotografia acabou, e nós estamos vendo o retorno do que Jean Baudrillard chamou de informação 3D, ou seja, imagens que são expandidas por narrativas ou estatísticas. Enquanto as mídias se dissolvem umas nas outras, nós testemunhamos o retorno da primazia da palavra. O tempo da fotografia que se originava na luz já se esgotou”.

David Claerbout: Tell me the end
Abertura: 
25/04
Visitação: até 25/08/18; segunda a sexta, 12h-19h; sábado, 10h-19h
Espace Louis Vuitton: Maximilianstrasse 2a, 80539, Munique, Alemanha. Entrada gratuita

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support