Especial SP-Arte: destaques internacionais

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A 15a edição do Festival Internacional de Arte de São Paulo – SP-Arte começa no dia 03/04, mas nós do ARTEQUEACONTECE já estamos aquecendo os motores para um dos maiores e mais importantes eventos de arte da América Latina! Como parceiros de mídia do evento, preparamos uma seleção especial e exclusiva para os leitores do AQA dos estandes imperdíveis, com destaque para obras e artistas proeminentes do mundo inteiro. Confira abaixo!

 

David Zwirner

A mega-galeria está há 25 anos no mercado e hoje conta com espaços em Londres e Hong Kong, além de 3 locais em Nova York, cidade onde foi fundada. Para a SP-Arte, Zwirner trará alguns dos nomes mais importantes do minimalismo americano, como Donald Judd e Dan Flavin. Além disso, o estande também contará com trabalhos do celebrado pintor Josef Albers.

 

Opera Gallery

Localizada em Paris, a Opera Gallery trará ao Brasil obras de alguns dos maiores nomes da história da arte mundial, como Fernand Léger – professor de Tarsila do Amaral e expoente do cubismo –, March Chagall – pintor russo conhecido por suas pinturas surrealistas de traço inconfundível –, e Alexander Calder – escultor famoso por seus móbiles coloridos.

 

WALDENGALLERY

A WALDENGALLERY, fundada em Buenos Aires em 2015, trará um estande inteiramente dedicado ao falecido artista paraguaio Feliciano Centurión. Com uma produção profundamente íntima e poética, Centurión era pouco conhecido no Brasil até a 33a Bienal de São Paulo, quando o curador Gabriel Pérez-Barreiro selecionou os trabalhos do artista para compor uma das várias exposições individuais que organizou dentro do pavilhão da Bienal, que agora abriga a SP-Arte. A galeria mostrará diversos bordados e desenhos produzidos entre a década de 1980 e 1990.

 

kubikgallery

A galeria do Porto escolheu os trabalhos de Flávia Vieira (portuguesa radicada no Brasil) e de Pedro Vaz (pintor de Moçambique) para compor seu estande na SP-Arte. O espaço contará com tecelagens e objetos de Vieira, que atualmente desenvolve doutorado em Poéticas Visuais no Instituto de Artes da Unicamp.

 

Aninat Galería

A Aninat Galería, de Santiago do Chile, conduzida por Isabel Aninat, trará para o setor Masters da SP-Arte (curado por Tiago Mesquita) um solo show de Analivia Cordeiro. O setor é uma seleção de obras históricas e essenciais da segunda metade do século XX. Analivia Cordeiro é bailarina, video-artista e arquiteta, e sua produção está profundamente ancorada nas revoluções midiáticas da década de 1970. É sua a obra considerada a primeira peça de vídeo-arte no Brasil, intitulada M3x3.

 

Galería Elba Benítez

A Galería Elba Benítez vem atuando desde 1990 no campo da arte contemporânea em Madri. Para a 15a SP-Arte, a galeria selecionou obras do carioca Ernesto Neto, artista que ganha agora uma grande retrospectiva na Pinacoteca de São Paulo, com abertura prevista para 30/03/19. Além disso, a galeria também apresenta obras de Carlos Garaicoa, cubano que tem relação muito próxima ao Brasil – tendo inclusive um pequeno pavilhão em Inhotim para abrigar uma de suas obras –, além de outros artistas.

 

Lisson Gallery

Uma das mais importantes galerias do circuito internacional, a Lisson Gallery foi fundada em 1967, em Londres, e hoje tem espaços também em Nova York e Xangai. A Lisson trará para o Brasil obras do icônico artista de land art Richard Long, objetos do minimalista francês Daniel Buren e trabalhos da celebrada artista Laure Prouvost, que no ano passado ganhou uma grande individual no Palais de Tokyo, em Paris.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support