“A Crack in My Cosmic Egg” de Sébastien Léon na Praz-Delavallade LA
13 janeiro - 11:00 - 15 fevereiro - 17:00
A Praz-Delavallade Los Angeles tem o prazer de apresentar A Crack in My Cosmic Egg, a primeira exposição individual da galeria com o artista Sébastien Léon. A exposição será inaugurada em 13 de janeiro e ficará em cartaz até 15 de fevereiro de 2024.
Sébastien Léon nasceu na cidade onde da Vinci faleceu. O grande polímata estava em Amboise, na França, a pedido do rei Francisco I, atuando como pintor da corte e engenheiro do exército real. Isso não é apenas interessante, mas relevante, porque o jovem Sébastien era um visitante frequente do museu das invenções de da Vinci – a maior reivindicação de fama da cidade, além de ser também o local de nascimento do mágico e criador de autômatos teatrais Robert Houdin. Tudo isso para dizer que Léon tem falado a linguagem do surrealismo por muito tempo, predisposto como estava a aceitar a magia não apenas como real, mas como um modo de vida. Mais tarde, quando chegou a hora de se tornar um artista, como tantos outros no caminho do novo pensamento e questionamento espiritual, ele se encontrou em Los Angeles.
Em uma nova exposição centrada nos desenhos impossíveis de seu livro Psychodessins (Hat & Beard Press), Léon combina o longo trabalho de suas viagens interiores com manifestações físicas das percepções que descobriu – e ainda está descobrindo – no campo da psique. Em uma ampla série de obras em mídia mista sobre papel, Léon tem canalizado o processo de desenho automático popular entre André Masson e outros surrealistas de Paris – em si uma expressão do fascínio da época pelo campo nascente da psicanálise e da auto-realização oferecida por figuras como Carl Jung e Otto Rank.