Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“De Cor e Alma” no Museu de Arte Sacra de São Paulo

16 setembro, 2023 @ 09:00 5 novembro, 2023 @ 17:00

Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS.SP), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, exibe DE COR E ALMA, com 60 obras, entre pinturas, esculturas e objetos, de artistas diversos como José Ferraz de Almeida Júnior, Benedito Calixto, Jorge José Pinto Vedras, Manuel da Silva Amorim, Louis Pisani, entre muitos, sob curadoria de Marcos Horácio Gomes Dias e Vanessa Beatriz Bortulucce. Os trabalhos selecionados, advindos de coleção privada e do acervo da instituição, tiveram como mote maior de escolha o protagonismo da cor em sua composição e seus significados. A abertura será dia 16 de setembro, sábado, a partir das 11h, ficando em cartaz até 05 de novembro do corrente ano.

A simbologia da ‘cor’, em momentos da história, pode alterar, ou destacar, a mensagem transmitida através das representações artísticas. Como exemplifica a curadora Vanessa Bortulucce, “a simbologia cromática, na arte sacra, está alinhada a significados específicos das narrativas bíblicas, contribuindo para o fortalecimento e compreensão da mensagem”.

As cores ditas ‘sagradas’ possuem simbolismos que buscam facilitar a conexão do indivíduo com o divino, com significados universais que transcendem barreiras étnicas e culturais. Alguns elementos pictóricos possuem linhas de significação especifica que são utilizadas na busca do equilíbrio e harmonia entre corpo, mente e espírito. Como exemplo, nesta linha de interpretação, pode-se citar o Verde, como cor da cura e renovação, associada ao coração e amor incondicional; o Azul, a paz e a serenidade, que ajuda a acalmar a mente e equilibrar as emoções; o Vermelho é a cor da paixão e da energia, que ajuda a estimular a coragem, a determinação e a força de vontade. A cor Roxa é a da espiritualidade e da intuição; associada à sabedoria e à conexão com o divino, que ajuda a estimular a meditação e a contemplação, enquanto o Dourado é iluminação e prosperidade, ligado à abundância; ajuda a estimular a autoconfiança e a autoestima.

De Cor e Alma tem a particularidade de estar apresentando trabalhos já de tempos antigos onde o colorido das peças foi exposto à influência dos anos. Nas palavras do museólogo Ramon Vieira, “as cores chegam até nós não em seus aspectos originais, mas sim transformadas pelo passar do tempo. A cor se apresenta com os vernizes do tempo: desbotada, escurecida, manchada…”, e continua, “as cores nos trazem desafios: desafios materiais, técnicos, iconográficos, ideológicos, históricos. Toda materialidade é testemunha de um tempo, e herdeira do porvir. As cores, assim como os pigmentos que compõem as tintas, têm uma história. Elas constroem os significados, amplificam as emoções, conduzem, de mãos dadas com a forma, o nosso olhar”. Um detalhe que pode ser notado, segundo a curadora Vanessa Bortulucci, é que essa seleção de obras “além das diferenças técnicas que sempre existem entre as décadas, destaca a utilização de pigmentação não-industrializada; acho maravilhoso poder ver que foram coloridas com pigmentos de origem natural”.
Aparente ou oculta, a cor transforma-se num registro da vida dos homens. Deixemos, portanto, que elas, carregadas de história, nos falem sobre o percurso das técnicas, sobre os caminhos das culturas, e sobre nossas sensibilidades”. Ramon Vieira
A cor é a emoção da tinta e, a devoção, é o seu verniz!” Vanessa Bortulucci

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Avenida Tiradentes, 676 – Luz
São Paulo, SP Brasil
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support