Carregando Eventos

« Todos Eventos

“I am not the man you think I am” de Douglas de Souza na Galeria Cavalo

23 maio @ 12:00 6 julho @ 19:00

Douglas de Souza, Why am i dancing, 2024. Foto: Julia Thompson

No dia 23 de maio a Cavalo apresenta “I am not the man you think I am”, exposição de Douglas de Souza no espaço da galeria em Botafogo, que contará com telas inéditas do artista em sua primeira individual no Rio de Janeiro.

Em seu trabalho Douglas faz uso de um leque de referências que vão da cultura pop à bibelôs kitsch, misturando em sua técnica, tanto elementos da pintura clássica como referências à artificialidade do digital.

Em “I am not the man you think I am” Douglas dispõe no centro da galeria 8 telas formando um semi-círculo, aludindo a um carrossel. Nelas, cavalos e cisnes estão pintados com texturas de mármore e cristal, com o intuito de criar contrastes como frágil e forte ou afeminado e viril. A agressividade de uma moto é contraposta à delicadeza de um drapeado, enquanto o cavalo, símbolo de masculinidade, se contrapõe ao brilho ofuscante e às cores vivas que o compõem. Ou, nas palavras do curador Ulisses Carrilho: “É em tal jogo de justaposições e contrastes que os Raging Stallions do pornô encontram os laços de fita do barroco; que o cisne de Leda é representado sobre a casca protetora de um objeto como o capacete de motociclista; que a superfície de proteção torna-se suporte para o adorno, o artifício, a bichice”.

Ao visitar sua exposição e entrar no universo do artista pode-se notar um fascínio genuíno pelo significado que essas imagens carregam. Douglas se apropria do clichê ao mesmo tempo em que subverte seu lugar comum, criando imagens que são alegorias sobre uma experiência gay do que é a masculinidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support