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Takesada Matsutani na Hauser & Wirth Paris

6 abril @ 10:00 18 maio @ 18:00

Vista da exposição. Foto: Divulgação Hauser & Wirth

Desde o início da década de 1960 até os anos 1970, Matsutani foi um membro-chave do influente coletivo de arte japonês pós-guerra, a Associação de Arte Gutai. Como parte do grupo, Matsutani experimentou com cola vinílica, manipulando a substância para criar formas bulbosas e sensuais reminiscentes de curvas e características humanas. Ao aplicar a cola na tela, deixando-a parcialmente secar para formar uma pele e então inflá-la com seu próprio sopro usando um canudo ou secadores de cabelo e ventiladores, Matsutani dá vida ao material. Em algumas obras, ele deixa as formas convexas inchadas, enquanto em outras permite que a cola se rompa e enrugue, explorando a ampla gama de formas e qualidades táteis possíveis da substância. Explorando novas possibilidades pictóricas no cruzamento com a escultura, o artista explica: “A ideia era algo tridimensional, na tela. Uma forma orgânica.”

Depois que o grupo Gutai se dissolveu em 1972, Matsutani se dedicou a um novo corpo radical, porém consistente, informado por sua experiência no renomado estúdio de gravura de Stanley William Hayter, Atelier 17. Fiel às suas raízes Gutai, ele se esforçou para identificar e transmitir o caráter essencial da cola vinílica com grafite, que se tornaram seus materiais de assinatura. O artista começou a criar obras compostas por vastas extensões de grafite metálico preto em folhas de papel mural de tamanho grande, construídas com cuidadosas pinceladas individuais, o ritualizado método apresentando um registro temporal de seus gestos. Em exibição está uma obra da série Wave do final dos anos 1990, na qual a aplicação de camadas de grafite permitiu ao artista experimentar com o caráter essencial e as possibilidades expressivas do material. Matsutani continua a usar essa técnica em sua prática diária no estúdio, exemplificada em novas obras em exposição, incluindo ‘Knoll’ (2023) e ‘Purple 8-4-2023’ (2023), empregando verdes e roxos profundos e escuros em uma partida de sua paleta de cores monocromáticas.

Matsutani criou uma instalação específica para o local em diálogo direto com as janelas do espaço da galeria térrea, na qual a tela construída em grande escala cria um delicado jogo de luz. Através de sua série contínua de instalações, Matsutani permaneceu fiel ao seu passado, enquanto também revisitava as tradições de seu país e encontrava uma maneira radical de romper com as convenções artísticas.

As primeiras experimentações de Matsutani são exemplificadas em duas obras raras feitas pelo artista em 1965, ‘Work 65-W’ e ‘Work 65-D’, onde formas táteis na superfície da pintura evocam balões murchos e também associações corporais. ‘Plexiglas Box’ (1966) desenvolve essa técnica, não em tela como é de se esperar, mas em três dimensões, um exemplo único de suas experimentações com escultura baseada em objetos. Nesta obra, o artista fixou uma forma bulbosa em cinco lados internos do cubo transparente, deixando a delicada cola inchada comprimir e se combinar no centro. Contido dentro do Plexiglas, os abaulamentos redondos da pele de Matsutani reúnem um jogo de opostos – duro e macio, transparente e opaco, orgânico e geométrico.

Matsutani continuou a ser inspirado pela tangibilidade da cola vinílica; no entanto, hoje, seu método enfatiza mais o meditativo e metódico. Sentindo uma afinidade profunda com a filosofia Zen, Matsutani tenta parar o tempo, materializar um momento suspenso e reconhecer a repetição e fluidez da vida cotidiana através de sua prática multifacetada. Essas ideias são personificadas na nova obra ‘Suspend’ (2023), que apresenta uma das distintas formas de bolhas de vinil do artista pendurada por um cordão na tela, sustentada por um mecanismo de madeira. Ao combinar essa introspecção contínua com uma experimentação destemida, Matsutani transgride a própria ideia de pintura.

Uma performance encomendada em resposta à exposição de Matsutani pelo dançarino e coreógrafo Kenta Kojiri será encenada na galeria duas vezes em 20 de abril de 2024.

Hauser & Wirth Paris

26 bis Rue François 1er
Paris, França
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