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“Zilia Sánchez: Topologías / Topologies” no ICA Miami

20 abril @ 11:00 13 outubro @ 18:00

Zilia Sanchez, Eros, 1976/1998. © Zilia Sanchez. Cortesia da Galerie Lelong & Co., Nova York.

O Instituto de Arte Contemporânea, Miami, apresenta uma grande retrospectiva das obras de Zilia Sánchez, abrangendo de 1950 a 1996.

De abril a outubro de 2024, o Instituto de Arte Contemporânea, Miami, apresentará uma pesquisa abrangente das obras da artista Zilia Sánchez (n. 1926, Havana; vive e trabalha em San Juan, Porto Rico). Uma voz singular no modernismo latino-americano pós-guerra e na abstração geométrica, a prática artística dinâmica de Sánchez engloba uma ampla gama de estilos e temas. Abrangendo mais de sete décadas, suas obras são produto de experimentação contínua.

Sánchez é mais conhecida por suas icônicas pinturas em telas moldadas. Esticadas sobre construções de madeira, essas obras assemelham-se a formas corporais enquanto mantêm qualidades abstratas. Por meio dessas obras, a artista explorou preocupações formalistas enquanto lidava sutilmente com questões sociais significativas — noções de gênero, feminismo e formação de identidade, entre outras. Além dessas pinturas em tela esticada, a exposição também inclui um número significativo de trabalhos anteriores de Sánchez, como suas pinturas abstratas em tons vivos e formas geométricas criadas na década de 1950 enquanto vivia em Cuba.

Em Havana, Sánchez fez parte de um grupo de pintores que buscava deixar para trás a pintura figurativa, que havia dominado gerações anteriores. Em seu lugar, eles mobilizaram a abstração, como uma proposta antiestabelecimento e como uma inovação formal. Esses foram anos turbulentos em Cuba, à medida que a ditadura repressiva foi estabelecida, e uma jovem geração de estudantes, artistas e líderes cívicos resistiu. Nesse ambiente, Sánchez começou a desenvolver propostas formais cada vez mais complexas e a testar novas linguagens abstratas. Paralelamente às suas abstrações, Sánchez desenvolveu sua série “Afrocubanos” de pinturas que retratam figuras estilizadas abstratas e aludem a práticas rituais e efígies religiosas. Esta exposição reúne pela primeira vez um robusto grupo dessas obras, ampliando a compreensão do escopo expansivo e da amplitude da prática de Sánchez.

A artista deixou Cuba em 1960, um ano após Fidel Castro chegar ao poder, e se estabeleceu em Nova York, onde se tornou uma membro ativa da cena cultural de artistas e escritores emigrantes. Ela trabalhou como designer gráfica e como cenógrafa de teatro, enquanto continuava a desenvolver e exibir suas pinturas. Experimentando com materiais não tradicionais, como serragem, resina e cera, Sánchez criou uma série de pinturas em mídia mista que se relacionam com os quatro elementos, incluindo “Agua” (1961) e “Tierra” (1968), junto com temas mais abstratos como “Ecuación” (Equação, 1963) e “Sucesión” (Sucessão, 1966).

Em 1966, Sánchez mudou-se para Madrid, auxiliada por uma bolsa de estudos da Fundação CINTAS, para estudar conservação e restauração. Ela começou a desenvolver o estilo que viria a caracterizar sua prática. Telas tridimensionais com formas sensuais, suas pinturas desse período combinam abstração geométrica com conotações sociais, biográficas, emocionais e eróticas, como sugerem obras com títulos referenciando “Eros” e “Amazonas”. Desde 1971, Sánchez vive e trabalha em San Juan, Porto Rico. As obras que ela criou lá são marcadas por um abraço enfático da forma feminina, desafiando as convenções rígidas e racionais do modernismo europeu com uma abordagem sensorial e feminista da abstração geométrica.

A exposição “Zilia Sánchez: Topologías / Topologies” abrange aproximadamente trinta obras da artista produzidas entre 1950 e 1996. A retrospectiva será acompanhada por um catálogo de exposição ricamente ilustrado, apresentando novas fotografias, ensaios acadêmicos sobre a artista e materiais de arquivo.

Zilia Sánchez (n. 1926, Havana; vive e trabalha em San Juan, Porto Rico) tem sido exibida internacionalmente desde a década de 1950. Mais recentemente, exposições individuais foram realizadas no Artist Space, Nova York (2013); a Phillips Collection, Washington, D.C., que viajou para o Museo de Arte Ponce, San Juan, e El Museo del Barrio, Nova York (todos em 2019). O trabalho de Sánchez foi destaque em exposições coletivas seminais, incluindo “Mulheres Radicais: Arte Latino-Americana, 1960-1985,” no Brooklyn Museum, Brooklyn, Nova York, bem como na exposição principal “Viva Arte Viva” da Bienal de Veneza de 2017. Atualmente está em exibição em “Estrangeiros em Todo Lugar” na Bienal de Veneza de 2024. O trabalho de Sánchez está presente em coleções de museus incluindo a Tate, Londres; Museu de Arte Moderna, Nova York; Centre Pompidou, Paris; Museu de Arte de Porto Rico, San Juan; Museu de Arte Latino-Americano em Buenos Aires, Argentina; Museu Nacional de Belas Artes em Havana, Cuba.

“Zilia Sánchez: Topologías / Topologies” é organizada pelo ICA Miami e curada por Gean Moreno, Diretor do Centro de Arte + Pesquisa da instituição, e Stephanie Seidel, Curadora Monica e Blake Grossman.

Institute of Contemporary Art Miami

61 NE 41st Street
Miami, Flórida Estados Unidos
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