Gilbert & George + Pipilotti Rist

Luma Arles, França

O Luma Arles, na França, é o espaço expositivo da Luma Foundation, criada em 2004 para apoiar e fomentar atividades de artistas independentes e pioneiros, assim como instituições dedicadas à arte e à fotografia. O ambicioso projeto já funciona mas o centro cultural ainda está em construção. Contudo, grandes exposições e projetos site specific já vem sendo realizados no local.

O Luma apresenta, como parte de sua programação de verão, a exposição “Gilbert & George: The Great Exhibition (1971-2016)”. Com curadoria de Hans Ulrich Obrist e Daniel Birnbaum, a mostra vem em um momento no qual tem surgido várias reflexões sobre a obra da dupla – uma produção singular realizada por mais de 5 décadas. A mostra tem o objetivo de capturar e revelar o universo único de Gilbert & George, principalmente com a seleção de pinturas históricas que o duo considera o corpo de trabalho mais representativo da vida e da obra que construíram juntos.

Já a artista suíça Pipilotti Rist apresenta “Pixel Forest”, uma de suas instalações mais recentes, composta por mais de 3.000 lâmpadas de LED lights. A obra nos faz sentir como se uma tela de cinema tivesse explodido no espaço, permitindo que os visitantes mergulhem em um vídeo tridimensional na escala da arquitetura. Ao andar pela floresta de luzes, as paredes como desaparecem, e o vídeo é usado como fonte de radiação que “derrete” o entorno e borra as linhas e limites dos objetos, do ambiente, da imagem e da luz.

Gilbert & George: The Great Exhibition (1971-2016)
Abertura: 02/07
Visitação: até 06/01/19; todos os dias, 10h-19h30

Pipilotti Rist – Pixel Forest
Abertura: 02/07
Visitação: até 04/11/18; todos os dias, 10h-19h30

Luma Arles: La Cour des Forges, Parc des Ateliers, Arles, França. Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *