Guia Viena

Viena é uma cidade com intensa programação cultural, incluindo óperas, concertos e exposições imperdíveis! Confira o roteiro que o ARTEQUEACONTECE preparou para quem estiver na cidade durante o verão europeu!

 

Secession

A associação de artistas visuais de Viena, mais conhecida como Secessão ou Secession, é o mais antigo espaço expositivo independente do mundo! A instituição dedica-se à arte contemporânea, com um programa de mostras coletivas e individuais, palestras e debates sobre os discursos estéticos do nosso tempo. Em cartaz a partir do final de junho estão duas exposições imperdíveis: a individual da alemã Nora Schulz, “would you say this is the day?”; e a solo de pinturas de Rosalind Nashashibi, “Deep Redder”. Mas a grande atração da Secession é a obra de Gustav Klimt – o conjunto de frisos chamado “Beethoven Frieze”, criado para a 14a. exposição do espaço, em 1902.Horário: terça a domingo, 10h-18h
Secession: Friedrichstraße 12, 1010 Viena. Ingressos: €9,50

 

Kunsthalle Wien

Inaugurada em 1992, a Kunsthalle Wien é um espaço que abarca a diversidade da arte contemporânea e suas variadas manifestações. Inicialmente seu espaço era improvisado, construído como um galpão provisório. Hoje, a instituição ocupa um anexo no Museumsquartier e também opera o pavilhão de vidro localizado na Karlsplatz. A Kunsthalle vem apresentando uma programação inovadora: não há uma coleção, mas sim um espaço de troca e negociação para lidar com as questões urgentes de nosso tempo. Nesse sentido, em cartaz está a mostra coletiva “Hysterical Mining”, mostra que analisa o mundo material que estamos criando por meio da tecnologia e do papel que ela tem nas formações de poder, identidade e modos de vida. Partindo das teorias feministas radicais da década de 1970 até a atualidade, a exposição questiona politicamente as relações entre tecnologia, ciência, poder e gênero.

Horário: terça a domingo, 11h-19h (quinta até 21h)
Kunsthalle Wien: Museumsplatz 1 / Treitlstrasse 2, Vienna. Ingressos: €8

 

Kunsthistorisches Museum

Kunsthistorisches Museum, ou museu de história da arte, em Viena, é um dos mais  antigos museus da Áustria. Foi criado para receber a coleção imperial da família dos Habsburgos, nobreza austríaca do século XIX. A instituição hoje recebe exposições de arte antiga, moderna e contemporânea, com destaque para a mostra em cartaz do artista italiano Maurizio Cattelan. Dando continuidade à série de exposições contemporâneas no Templo de Teseu, o museu apresenta uma única obra de Cattelan: 15 pombos empalhados empoleirados nos frisos da sala expositiva, trabalho intitulado “Turisti”.

 

Belvedere

Os dois palácios Belvedere foram construídos no início do século XVIII como residência de verão para a monarquia austríaca. Hoje os espaços abrigam a maior coleção de arte da  Áustria desde a Idade Média até o período contemporâneo, assim como de obras internacionais modernas – incluindo de Claude Monet, Vincent van Gogh e Max Beckmann. O museu também tem em seu acervo a maior coleção de obras de Gustav Klimt do mundo, com destaque para a obra-prima Kiss (Lovers), que fica em exposição de longa duração em uma sala especial, além de trabalhos de Egon Schiele e Oskar Kokoschka. 

 

Albertina Museum

Em 1776 o duque Albert of Saxe-Teschen começou a reunir uma coleção de obras gráficas  que, em 1919, seria assumida pelo governo austríaco junto com o palácio que abrigava o acervo. Assim nasceu o museu que tem desde obras-primas renascentistas até arte contemporânea. Para além da coleção inigualável, o museu também conta com mostras temporárias de muita qualidade. Em cartaz atualmente estão duas exposições imperdíveis: Monet to Picasso. The Batliner Collection, com obras-primas de artistas impressionistas, pós-impressionistas e expressionistas, incluindo Monet, Degas, Cézanne, Toulouse-Lautrec, Gauguin, Kokoschka, Goncharova, Malevich e Chagall; e Sean Scully: Eleuthera, com obras realizadas entre 2015-2017 pelo pintor irlandês sobre seu filho de 8 anos – são 23 pinturas de grande formato, acompanhadas de pequenos desenhos e fotografias.

 

Leopold Museum

 

 

 

MAK – Austrian Museum of Applied Arts

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support