Sob a direção do Fundador e Presidente, a Coleção de Arte Juan Carlos Maldonado (JCMAC) concentra-se no estudo e no reconhecimento da Abstração Geométrica como uma linguagem artística fundamental para o desenvolvimento da história da arte contemporânea.
O núcleo da coleção concentra-se na arte moderna e traça o desdobramento da abstração geométrica na América Latina, entre as décadas de 1930 e 1970. Também inclui obras de artistas europeus e norte-americanos, como Josef Albers, Max Bill, Alexander Calder, Victor Vasarely, Francois Morellet e Kenneth Noland, entre muitos outros, cujo interesse em planos geométricos, relações cromáticas, efeitos ópticos e cinéticos tendem a suscitar discursos em relação ao trabalho de praticantes latino-americanos.
Disponibilizar as obras de arte da coleção ao público por meio de empréstimos e exposições tem sido um componente crítico dos esforços da JCMAC para aprimorar a apreciação dos estilos abstratos geométricos. A coleção emprestou obras a exposições realizadas em instituições importantes, entre as quais: Museu de Belas Artes, Houston; Museu de Arte Moderna Whitney, Nova York; Museu de Arte Perez Miami, Museu de Arte Patricia e Phillip Frost na FIU, Miami; Pinacoteca do Estado de São Paulo e MALBA, Buenos Aires.
Suite 201 3841 NE 2nd Ave