Haroldo Saboia: A história dos nossos gestos

Paço das Artes no MIS, São Paulo

O Paço das Artes apresenta “A história dos nossos gestos”, primeira exposição da Temporada de Projetos 2019. A mostra individual do artista Haroldo Saboia tem título emprestado do livro homônimo do historiador e antropólogo potiguar Câmara Cascudo, e apresenta imagens históricas do período pré-construção de Brasília até a construção do memorial Juscelino Kubitschek, no começo da década de 1980, também localizado no Distrito Federal.

Por meio de vídeos e fotografias, Saboia objetiva tensionar relações na história recente do Brasil e mapear uma história menor que a compõe, apresentando imagens de gestos de indivíduos deste período, políticos ou anônimos. Tal cruzamento contribui para a construção de uma memória imagética e documental que pensa a ambivalência de Brasília no sentido de integração nacional e, ao mesmo tempo, de caráter de vigilância e opressão.

Dentre as obras apresentadas na exposição estão Didática do Contato, projeção de vídeo com, aproximadamente, 5’ de duração em que uma mão toca e marca uma superfície lisa, e Integração Nacional, um painel com 76 fotografias gestuais, coloridas e PB, de personagens de Brasília em ação, com foco, principalmente, em suas mãos.

 

Temporada de Projetos 2019 / A história dos nossos gestos
Abertura:
 29/01/19, 19h
Visitação: até 24/03/19; terça a sábado, 12h-20h; domingo, 11h-19h
Paço das Artes no MIS: Av. Europa, 158, São Paulo. Entrada gratuita.