Haroldo Saboia: A história dos nossos gestos

Paço das Artes no MIS, São Paulo

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O Paço das Artes apresenta “A história dos nossos gestos”, primeira exposição da Temporada de Projetos 2019. A mostra individual do artista Haroldo Saboia tem título emprestado do livro homônimo do historiador e antropólogo potiguar Câmara Cascudo, e apresenta imagens históricas do período pré-construção de Brasília até a construção do memorial Juscelino Kubitschek, no começo da década de 1980, também localizado no Distrito Federal.

Por meio de vídeos e fotografias, Saboia objetiva tensionar relações na história recente do Brasil e mapear uma história menor que a compõe, apresentando imagens de gestos de indivíduos deste período, políticos ou anônimos. Tal cruzamento contribui para a construção de uma memória imagética e documental que pensa a ambivalência de Brasília no sentido de integração nacional e, ao mesmo tempo, de caráter de vigilância e opressão.

Dentre as obras apresentadas na exposição estão Didática do Contato, projeção de vídeo com, aproximadamente, 5’ de duração em que uma mão toca e marca uma superfície lisa, e Integração Nacional, um painel com 76 fotografias gestuais, coloridas e PB, de personagens de Brasília em ação, com foco, principalmente, em suas mãos.

 

Temporada de Projetos 2019 / A história dos nossos gestos
Abertura:
 29/01/19, 19h
Visitação: até 24/03/19; terça a sábado, 12h-20h; domingo, 11h-19h
Paço das Artes no MIS: Av. Europa, 158, São Paulo. Entrada gratuita.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support