Leonilson: arquivo e memória vivos

Centro Cultural Fiesp, São Paulo

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O Centro Cultural Fiesp apresenta “Leonilson: arquivo e memória vivos”, mostra que reúne mais de 120 obras, várias inéditas, e resulta da pesquisa e publicação do catálogo raisonné do artista, lançado em 2017. Expoente da arte contemporânea brasileira, José Leonilson (1957-1993) é autor de uma obra singular e autobiográfica. O artista cearense radicado em São Paulo tomou os sentimentos, a sexualidade e as relações amorosas de si e daqueles que o cercavam para refletir sobre a condição humana. Como páginas de um diário, seus trabalhos expunham aquilo que tinha de mais íntimo e de mais sensível. 

Com curadoria de Ricardo Resende, a exposição traz pinturas, desenhos e bordados, parte delas restrita por décadas a coleções particulares e institucionais, pouco ou nunca antes vistas em São Paulo. Por ocasião da exposição, será lançado e comercializado pelo Projeto Leonilson um trabalho inédito, de edição póstuma: uma linoleogravura sobre papel japonês, com 100 exemplares numerados*.

De caráter retrospectivo, tal como no catálogo raisonné, a exposição divide-se em três núcleos cronológicos, acompanhando a carreira do artista: anos 1970, anos 1980 e, por fim, os anos 1990 (Leonilson faleceu jovem, aos 36 anos de idade, em decorrência da Aids).

*Para mais informações sobre a gravura inédita, lançada em ocasião da exposição, contatar o Projeto Leonilson pelo e-mail projetoleonilson@projetoleonilson.com.br ou pelo telefone (11) 5572-1534. 

Leonilson: arquivo e memória vivos
Curadoria: Ricardo Resende
Abertura: 19/02/19, 19h30
Visitação: até 19/05/19; terça a sábado, 10h-22h; domingo, 10h-20h
Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp: Avenida Paulista, 1313, São Paulo. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support